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Vectra BLimpeza do TBI com thinner

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jonas36
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Limpeza do TBI com thinner

por jonas36 » 21 Nov 2014, 21:59

Fiz a limpeza do corpo de borboleta,TBI,colocando thinner na mangueira e acelerando até sair toda fumaça preta,usei 1 litro só que a lenta do carro agora ta alta,andei um pouco com ele sem forçar mas ainda não normalizou, pq isso aconteceu? vai voltar ao normal?

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Thiago Menezes
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Thiago Menezes » 21 Nov 2014, 22:37

jonas36 escreveu:Fiz a limpeza do corpo de borboleta,TBI,colocando thinner na mangueira e acelerando até sair toda fumaça preta,usei 1 litro só que a lenta do carro agora ta alta,andei um pouco com ele sem forçar mas ainda não normalizou, pq isso aconteceu? vai voltar ao normal?

Thinner? [emoji102] nunca ouvi falar que poderia usar para limpar!

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Re: Limpeza do TBI com thinner

por dennis_suzano » 21 Nov 2014, 22:41

Nada contra se tem os produtos específicos como Car 80 pq tinner :13:
Editado pela última vez por dennis_suzano em 22 Nov 2014, 14:33, em um total de 1 vez.

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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Mantenedor » 22 Nov 2014, 13:54

Amigão car80 com certeza resolve o problema de limpeza !

Mantenedor\Vectracd\2.0\16VT.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por FLP4118 » 22 Nov 2014, 20:38

Provavelmente o Sensor de posição do Corpo de Borboleta esta sujo, o correto é desmontar e limpar com CAR-80. Aproveita e troca a Junta do Corpo de Borboleta, caso a sua esteja ressecada pode haver uma "falsa" entrada de ar.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Almeidão » 22 Nov 2014, 21:25

Limpar a TBI para mim a melhor forma é desmontar, usar gasolina e óleo de freio, não misturado, separadamente. Não sei como estes produtos vão limpar em volta da borboleta onde ela relamente suja e ou onde ela acenta. Eu com ela nas mãos e com estopa, gasolina e muito esfregar ainda sofro bastante. E não é limpar ela frontal ou por trás é o topo dela ou seja imaginamos que ela seja um pneu, a limpeza será onde o pneu pega no chão.

TINNER????????

Amigo, voce terá sorte se o carro voltar a funcionar perfeito, isto porque o tinrer corroe o antimonio e a TBI é feita disto e se corroer onde está o eixo da borboleta, pode esquecer uma boa marcha lenta. Mais um exemplo, limpe onde voce coloca o comando com este produto e não lave mais, coloca o comando no local e ele vai travar de uma forma que o motor não gira.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Levinthal » 23 Nov 2014, 01:30

Almeidão, pode-se limpar a TBI com CAR 80 fazendo aquele procedimento de aceleração + borrifamento concomitantes? Se sim, após a limpeza, tem que fazer algum procedimento? Certa vez vi dizer que deve-se deixar a chave no estágio II para que a própria injeção fizesse o reconhecimento da posição correta. Confere?

Cumprimentos.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por larussosan » 23 Nov 2014, 09:50

Para limpar a TBI é como o Almeidão falou mesmo... Somente desmontando ela e com ela na mão da pra limpar 100%, em todos os lugares e principalmente nas bordas da borboleta, não somente o corpo dela. Somente desta maneira é possivel fazer uma limpeza adequada, e com o Car 80 ou similares + estopa e bastante esfrega é possivel fazer uma limpeza digna. :38: :38: :38:

Ai fica zeradinha... :105:
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por FLP4118 » 23 Nov 2014, 19:03

Levinthal escreveu:Almeidão, pode-se limpar a TBI com CAR 80 fazendo aquele procedimento de aceleração + borrifamento concomitantes? Se sim, após a limpeza, tem que fazer algum procedimento? Certa vez vi dizer que deve-se deixar a chave no estágio II para que a própria injeção fizesse o reconhecimento da posição correta. Confere?

Cumprimentos.


Sim, se vc deixar no estagio II, ela corrige automaticamente, de vez em quando é bom.
Se vc deixar o capô aberto e for perto do corpo de borboleta da pra ouvir, quando nao tiver mais "barulho" ja terminou a correção.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Levinthal » 23 Nov 2014, 20:08

FLP4118 escreveu:Sim, se vc deixar no estagio II, ela corrige automaticamente, de vez em quando é bom.
Se vc deixar o capô aberto e for perto do corpo de borboleta da pra ouvir, quando nao tiver mais "barulho" ja terminou a correção.


Grato pela resposta, companheiro! :)

Cumprimentos.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Almeidão » 24 Nov 2014, 14:23

larussosan escreveu:Para limpar a TBI é como o Almeidão falou mesmo... Somente desmontando ela e com ela na mão da pra limpar 100%, em todos os lugares e principalmente nas bordas da borboleta, não somente o corpo dela. Somente desta maneira é possivel fazer uma limpeza adequada, e com o Car 80 ou similares + estopa e bastante esfrega é possivel fazer uma limpeza digna. :38: :38: :38:

Ai fica zeradinha... :105:


Confirmado pelo nosso amigo larussosan, a Ao jogar qualquer na TBI é possivel que se limpe o coletor, já onde é necessário limpar precisa de esfregões, e não conheço nada mágico para limpar esta borda da borboleta e nem onde ela acenta sem umas boas esfregadas. Desmontar esta peça é tão fácil como trocar um pneu, o unico que ela exige é juntas novas depois.

Uma camada de grude negro nas bordas da borboleta, fará com que a marcha lenta se modifique por completo quando ela estiver fechada, já ela aberta não mudará nada a não ser a iniciação da aceleração.

Limpar a TBI significa:
1 - Borda da borboleta, para isto manter ela aberta, pode colocar algo para segurar, um tubo bçatico ali no meio dela como exemplo, porque segurar ali sem nada cansa os dedos.
2 - Onde ela acenta, manter aberta como o numero 1 para limpar
3 - limpar o atuador da marcha lenta, pode ser com WD, jogando dentro dele e com pincel e pode balançar ele também, dar sacudida com WD dentro.
4 - limpar o tubo onde passar o ar da marcha lenta
5 - limpar o tubo de entrada de vácquo embaixo da borboleta
6 - ajustar o batente da borboleta.

Como ajustar o batente:
Com a TBI nas mãos e com ela totalmente limpa, incluo borda da borboleta e onde ela fica em descanso.
1 - solte o parafuso do batente dela, neste caso aperte ele um pouco.
2 - acelere com a mão a ver se a bborboleta está agarrando, se não tiver, aperte o parafuso para que ela agarre no inicio da aceleração.
3 - afroxe um pouquinho e acelera pra ver se está agarrando no início, se tiver afrouxe mais um pouquinho e vai testando. Quando não agarrar mais no início da aceleração e que ela esteja totalmente fechada é porque ela está totalmente ajustada.

Car 80, me desculpem pode ajudar a limpara com ela nas mãos e esfregando algo mais.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Alcir Andreoni » 24 Nov 2014, 15:21

Levinthal escreveu:Almeidão, pode-se limpar a TBI com CAR 80 fazendo aquele procedimento de aceleração + borrifamento concomitantes? Se sim, após a limpeza, tem que fazer algum procedimento? Certa vez vi dizer que deve-se deixar a chave no estágio II para que a própria injeção fizesse o reconhecimento da posição correta. Confere?

Cumprimentos.

No caso dos motores 2.0 8V de 140 cv's a injeção faz o aprendizado sozinha, da maneira como você descreveu.

É só ficar de olho que a borboleta se mexe...
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Limpeza do TBI com thinner

por larussosan » 25 Nov 2014, 00:45

Olha a foto da TBI do meu Corsa após a limpeza... (observem o corpo e as bordas)

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Ficou novinha em folha, sem nenhuma sujeira... O Corsa parece que tem ignição instantânea, triscou na chave e já pega, mesmo no Alcool, sem contar a lenta dele... perfeita!! :38: :38: :38:

Abs!!

:105: :105:
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Almeidão » 25 Nov 2014, 09:20

Aí sim voce vez a coisa certa, sem tirar é impossivel limpar isto, qualquer coisa que inventarom para borifar dentro do motor, com certeza forom inventadas para pessoas que não tem habilidades mecânicas ou são comodadas e acha que tudo feito rápido é bom e para isto serve porque melhora uns 10%. Nós não, nós somos exigentes e queremos o certo, afinal participamos de um clube onde muitos buscam como fazer e a maioria tem dúvida se tal produto funciona e se tem dúvida já é um bom começo e assim logo fará a coisa certa. Só não posso entender porque um mecanico faz isto ao invés de pegar o serviço de limpeza que deve ser feita pelo menos anualmente.

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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Alez » 25 Nov 2014, 11:34

Almeidão escreveu:Aí sim voce vez a coisa certa, sem tirar é impossivel limpar isto, qualquer coisa que inventarom para borifar dentro do motor, com certeza forom inventadas para pessoas que não tem habilidades mecânicas ou são comodadas e acha que tudo feito rápido é bom e para isto serve porque melhora uns 10%. Nós não, nós somos exigentes e queremos o certo, afinal participamos de um clube onde muitos buscam como fazer e a maioria tem dúvida se tal produto funciona e se tem dúvida já é um bom começo e assim logo fará a coisa certa. Só não posso entender porque um mecanico faz isto ao invés de pegar o serviço de limpeza que deve ser feita pelo menos anualmente.

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Aquela limpeza de bicos na máquina então, recomendas?

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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Thiago Menezes » 25 Nov 2014, 11:41

Uma ótima limpeza Daniel, depois teve que passar o scanner para resolver alguma coisa?
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Almeidão » 25 Nov 2014, 13:07

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:Aí sim voce vez a coisa certa, sem tirar é impossivel limpar isto, qualquer coisa que inventarom para borifar dentro do motor, com certeza forom inventadas para pessoas que não tem habilidades mecânicas ou são comodadas e acha que tudo feito rápido é bom e para isto serve porque melhora uns 10%. Nós não, nós somos exigentes e queremos o certo, afinal participamos de um clube onde muitos buscam como fazer e a maioria tem dúvida se tal produto funciona e se tem dúvida já é um bom começo e assim logo fará a coisa certa. Só não posso entender porque um mecanico faz isto ao invés de pegar o serviço de limpeza que deve ser feita pelo menos anualmente.

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Aquela limpeza de bicos na máquina então, recomendas?


Não, os bicos devem ser limpo somente se comprovado falhas no motor e que não seja proveniente de falhas elétricas como velas, cabos, bobina sensor de rotção ou qualquer outro sensor. Mesmo assim, não quer dizer que os bicos estarão sujos, mas ao colocar em uma máquina saberão se tem alguns com defeitos elétricos. Esta peça é protegida por 2 peneiras e um filtro poderoso e olhando uma nas mãos verás que tem furos tão pequenos para pulverizar que seria impossivel sujar como exemplo, meio furo. Já tentei olhar na net, filmes e comentários sobre a necessidade de limpar los e nenhuma exzplicação me convece, isto porque conheço a peça.
Há uma possibilidade remota de arrebentar uma peneira, ou alguem colocar o filtro ao contrário e causar problemas nos bicos, porém será um problema grande e que afetará visivelmente o rendimento do carro, não que psicológicamente pensamos está mal e pagar para fazer isto.
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por larussosan » 25 Nov 2014, 13:21

Almeidão escreveu:Aí sim voce vez a coisa certa, sem tirar é impossivel limpar isto, qualquer coisa que inventarom para borifar dentro do motor, com certeza forom inventadas para pessoas que não tem habilidades mecânicas ou são comodadas e acha que tudo feito rápido é bom e para isto serve porque melhora uns 10%. Nós não, nós somos exigentes e queremos o certo, afinal participamos de um clube onde muitos buscam como fazer e a maioria tem dúvida se tal produto funciona e se tem dúvida já é um bom começo e assim logo fará a coisa certa. Só não posso entender porque um mecanico faz isto ao invés de pegar o serviço de limpeza que deve ser feita pelo menos anualmente.

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Pois é Almeidão a maioria dos mecânicos querem fazer o negócio girar... se eles estão fazendo alguma coisa e se depara com outra coisa que poderia aproveitar e fazer, pois está tudo desmontado, eles não fazem, pode esquecer. É a mesma coisa do motor 1.0 VHC (e talvez outros) se vc leva no mecânico pra trocar a correia dentada ele poderia aproveitar e trocar a valvula termostática, pois ela fica atrás da polia do comando e vc é obrigado a tirar a correia pra trocar a válvula. Agora eu pergunto...tem algum mecânico que se preocupa em aproveitar sua mão de obra e trocar logo esta peça?? Claro que não ele espera da problema pra depois vc leva lá e pagar outra mão de obra. :62:

Por isso que eu mesmo faço o serviço e tenho a certeza que está sendo bem executado.

Abs!!

:88: :88:
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por larussosan » 25 Nov 2014, 13:30

Thiago Menezes escreveu:Uma ótima limpeza Daniel, depois teve que passar o scanner para resolver alguma coisa?


E ae Thiago blz!!!
Quando fiz a limpeza da TBI do meu Corsa eu aproveitei e tirei os bicos para fazer uma limpeza. Não que eu acredito em limpeza de bicos, mas por via das dúvidas eu aproveitei e tirei e fiz a limpeza em casa mesmo com um transformador de energia de 110V para 12V corrente alternada.
Como eu sou o 2 dono e o carro estava mal tratado pelo antigo dono acabei fazendo e só confirmou o que eu pensava. Os bicos estavam limpos... pouquíssima sujeira mesmo...
Ai eu aproveitei troquei os filtros e troquei os anéis de reparos e levei os bicos para fazer testes de equalização, estanqueidade, pulsação e etc... Estavam todos perfeitos, sem nenhuma falha.... :38:

Montei tudo e resetei o módulo conf. os motores 2.0 do Astra e Vectra, pois este Corsa tem acelerador eletrônico. Isto já fazem uns 3 meses.

Belezinha.... ta funcionando perfeito... da até gosto de andar com o carrinho...

Depois minha sonda apresentou problemas ai troquei e tive que passar no Scanner, mas estava tudo tranquilo, a lenta dele fica entre 770 á 830.

Abs!!! :88:
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Re: Limpeza do TBI com thinner

por Thiago Menezes » 25 Nov 2014, 14:40

Almeidão escreveu:
Não, os bicos devem ser limpo somente se comprovado falhas no motor e que não seja proveniente de falhas elétricas como velas, cabos, bobina sensor de rotção ou qualquer outro sensor. Mesmo assim, não quer dizer que os bicos estarão sujos, mas ao colocar em uma máquina saberão se tem alguns com defeitos elétricos. Esta peça é protegida por 2 peneiras e um filtro poderoso e olhando uma nas mãos verás que tem furos tão pequenos para pulverizar que seria impossivel sujar como exemplo, meio furo. Já tentei olhar na net, filmes e comentários sobre a necessidade de limpar los e nenhuma exzplicação me convece, isto porque conheço a peça.
Há uma possibilidade remota de arrebentar uma peneira, ou alguem colocar o filtro ao contrário e causar problemas nos bicos, porém será um problema grande e que afetará visivelmente o rendimento do carro, não que psicológicamente pensamos está mal e pagar para fazer isto.


Sei de pessoas que se lerem esse post seu Almeidão, ficarão com raiva de você, o que eu vejo de gente indicando limpeza de bico por causa de qualquer coisa não é brincadeira não.
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