O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas na Partida Após Abastecimento - Vectra B

33 mensagens
  • 1
  • 2
Marraes
Member
Member
Nome Completo: Marcos Arraes
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Problemas na Partida Após Abastecimento - Vectra B

por Marraes » 10 Nov 2014, 23:21

Postei essa dúvida em um tópico similar, depois que vi que estava resolvido. Então resolvi abrir outro tópico. Desculpem-me os moderadores se fiz errado.

Estou com um problema na partida. Aconteceu o seguinte: Estava com a gasolina em pouco mais de 1/4 com tudo ok e parei pra completar no posto habitual. Ele estava oscilando um pouco em baixa logo antes de abastecer.
Enchi o tanque e, quando fui dar a partida pra sair, o carro não pegou. Tudo ligava, som, luzes, a partida iniciava, mas não completava, como se faltasse combustível. Empurraram e pegou no tranco, morreu e depois funcionou na chave.
Voltei pra casa, ao desligar, nada de funcionar de novo. Esperei um pouco, e umas 2h depois ele funcionou de novo.
O que pode ser?
Não acredito que seja o combustível... pois nem sinal de pegar ele dá... nem aquela engasgada. Ele gira o motor, mas não dá partida.
Troquei recentemente as velas, fiz limpeza de tbi, troca de óleo e os 4 filtros (óleo, ar, combustível, arcond.). Isso faz uns 200km mais ou menos.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problemas na Partida Após Abastecimento

por Alcir Andreoni » 11 Nov 2014, 08:21

Isso é um mistério que muitos não conseguem resolver, mas pode ser que você esteja com problemas no regulador de pressão ou sensor de rotação.

Faça uma pesquisa no Fórum que tem dicas de como testar o regulador de pressão... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

JapanSide
Member
Member
Nome Completo: Anderson Massao Ueda
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por JapanSide » 11 Nov 2014, 10:32

Tive um problema meio parecido.
As vezes eu parava o carro por ex. na padaria pra compra alguma coisa e quando voltava o carro nao pegava, acendia painel , motor girava mas nao pegava, o problema estava na bobina de ignicao. Segundo o mecanico uma saida onde alimentava um cilindro tava ruim, fiz a troca e nunca mais deu problema.

Marraes
Member
Member

por Marraes » 11 Nov 2014, 16:42

Levei a uma oficina daqui de Florianópolis e fizeram a limpeza dos bicos e troca do sensor de rotação, que acusava defeito no scaner. Falaram também que, apesar de novo, o filtro de combustível precisava ser trocado pois o combustível que estava usando era muito ruim. 500 mangos de prejuízo. Até agora não deu mais problema. Espero que tenha sido isso. Só achei bem salgado o preço.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 11 Nov 2014, 17:03

Marraes escreveu:Levei a uma oficina daqui de Florianópolis e fizeram a limpeza dos bicos e troca do sensor de rotação, que acusava defeito no scaner. Falaram também que, apesar de novo, o filtro de combustível precisava ser trocado pois o combustível que estava usando era muito ruim. 500 mangos de prejuízo. Até agora não deu mais problema. Espero que tenha sido isso. Só achei bem salgado o preço.

Eu também, mas como dizem: É o que tinha para hoje!! :62:
Imagem

Marraes
Member
Member

por Marraes » 01 Dez 2014, 17:01

Caros,

O carro voltou a ter problema. Então não era o sensor de rotação... ou ao menos não apenas. Como a bomba estava com a pressão boa, segundo a oficina, que outras possibilidades temos?

Vale salientar que ele funcionou bem por quase 1 mês.. sem sinal de problemas. Mas hoje, ao pegar transito pesado, começou a oscilar em baixa.. querendo morrer mas voltava. Quando desliguei o carro, ao ligar de novo, nada. Mesma coisa, motor gira, mas não dá partida.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 01 Dez 2014, 17:04

Marraes escreveu:Caros,

O carro voltou a ter problema. Então não era o sensor de rotação... ou ao menos não apenas. Como a bomba estava com a pressão boa, segundo a oficina, que outras possibilidades temos?

Vale salientar que ele funcionou bem por quase 1 mês.. sem sinal de problemas. Mas hoje, ao pegar transito pesado, começou a oscilar em baixa.. querendo morrer mas voltava. Quando desliguei o carro, ao ligar de novo, nada. Mesma coisa, motor gira, mas não dá partida.

Qual o sensor de rotação que você colocou? :47:
Imagem

Marraes
Member
Member

por Marraes » 12 Dez 2014, 16:12

Oi Alcir. Desculpe a demora em responder. A semana foi corrida, e o carro ainda continua com o problema.
O Sensor foi o Bosch. Levei na oficina, eles trocaram novamente o sensor... disseram que continuava acusando na central.
Depois de alguns dias, o mesmo problema ainda persiste. Agora o sensor não acusa mais, a pressão da bomba está boa, os cabos de vela estão passando corrente.
Já tenho até notado quando ele vai dar problema. O motor muito quente, depois de um tempo no trânsito com ar ligado, e começa a oscilar na baixa. Não chega a falhar, mas se desligar ele não liga mais. Tenho notado que quando ele começa a oscilar, se eu desligo o ar ele para a oscilação. No entanto, isso não faz o carro ligar. Ele continua girando o motor, mas falha pra ligar.
E se empurrar, pega no tranco. O interessante é que depois disso ele volta a ligar na chave tranquilo.

Marraes
Member
Member

por Marraes » 16 Dez 2014, 16:39

Mais uma Atualização.

Deixei o carro na oficina por dois dias. Desmontaram toda a parte elétrica do carro e não acharam nenhum problema. Testaram bobina, todos os chicotes e nada! Suspeitei da ligação do rádio, pois isso começou a acontecer depois de eu trocar o radio original por outro mp3 e instalar um módulo. Mas a ligação do som foi testada e estava ok.

Mistério do ano! Alguma luz, pessoal?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 16 Dez 2014, 16:45

Marraes escreveu:Mais uma Atualização.

Deixei o carro na oficina por dois dias. Desmontaram toda a parte elétrica do carro e não acharam nenhum problema. Testaram bobina, todos os chicotes e nada! Suspeitei da ligação do rádio, pois isso começou a acontecer depois de eu trocar o radio original por outro mp3 e instalar um módulo. Mas a ligação do som foi testada e estava ok.

Mistério do ano! Alguma luz, pessoal?

Só por preguiça mesmo! :38:

Você trocou o sensor de temperatura? :47:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 16 Dez 2014, 17:16

Qual a emperatura mostra no painel quando está com este problema? O Vectra tem um sistema, para mim péssimo mas tem, é que quando a temperatura sobe muito o carro ao ser desligado não liga mais até esfriar. Eu acho péssimo porque as vezes chega a queimar a junta do cabeçote e fica ruim de ligar por ter desligado, enquanto na verdade ele deveria desligar antes de ter o propblema.

Se a temperatura é normal, existe outras coisas para ser checado.

1 - não abastecer até encher o gargalo e ir arredondando até não caber mais, possa ser que o canister esteja ferrado e com isto ele afoga.
2 - Regulador de pressão, faça o teste nele para ver se ele está bom, é fácil e voce pode fazer em casa. Logo um vai dizer como.
3 - Assim que ele morrer ou não quiser pegar, desconecte o MAP pra ver se ele pega. Se funcionar, vai funcionar com a luz de injeção acesa, mas aí voce saberá que ele pode ser o problema.
4 - Quanto tempo em a sonda lambda do seu carro?
5 - Sensore de temperatura da agua para UC. Alcir lhe perguntou se voce trocou.

Bem, primeiro de tudo preciso saber como é a temperatura no painel quando dá este problema, depois olhar os itens acima. Se tiver acima de 95, já é um pessimo sinal.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 17 Dez 2014, 00:27

Esse pessoal não tá passando o Scanner com o carro desligado. Ou não são meio "arigó"? Porque erro no sensor de rotação sempre vai aparecer. Porque ele não vai estar funcionando com o carro desligado. É ele que mantêm a luz da injeção ligada quando viremos a chave e não damos partida. Pelo menos assim me explicou o cara na mecânica que fez um check-up no carro e realmente. Sempre dava erro no Sensor de Rotação, mesmo estando 100%. Seria um erro tipo muuuuuuito bobo um mecânico cometer isso, mas com o nível das mecânicas de hoje em dia, vai que né... Porque acho improvável, que se o problema fosse no sensor de rotação o problema aparecer novamente em tão pouco tempo.

Marraes
Member
Member

por Marraes » 17 Dez 2014, 21:24

Alcir, não troquei o sensor de temperatura ainda... pode ser esse o problema?

Lembro agora que certa vez, acusou no mid para checar o líquido de arrefecimento. Fiz então a troca do líquido (o carro está com 74mil km). Mas esses dias deu o mesmo aviso de novo, com o carro frio, de manhã, e o líquido estava só 1 dedo abaixo do nível. Logo depois, mesmo sem completar, desapareceu o aviso.

Almeidão, a temperatura, quando acontece o problema, é sempre a normal de funcionamento, ou seja, cerca de metade do marcador de temperatura. Ele nunca passou dessa marca. Mas faz sentido esse sistema que explicaste, pois ele volta a funcionar normalmente depois de esfriar, como se não tivesse problema algum. O que fazer, nesse caso?

Quanto as outras questões, vamos lá.
1. Eu nunca abasteço além do disparo da bomba, mas não sei se os antigos donos faziam isso...
2. O regulador de pressão foi testado na oficina... disseram que estava ok, assim como bomba de combustível, bobina, cabos de vela, etc.
3. Vou testar essa da próxima vez que acontecer.
4. Não sei quanto tempo tem a sonda... eu peguei ele com 71.000km e até agora, 75.000km eu não troquei.

O grande mistério é que dá pra prever quando vai acontecer... o carro fica oscilando na baixa. E o que notei hoje é que o ar para de gelar. Ele fica tentando acionar o alternador... aciona, dá o tec, e desliga, e isso se repete ininterruptamente. Se eu desligo o ar condicionado, ele para de oscilar, mas ainda assim dá o problema de não ligar depois. Só quando esfria.

Marraes
Member
Member

por Marraes » 17 Dez 2014, 21:29

ps... onde escrevi alternador, leia-se compressor! kkkkk

sergiodoo
GL Member
GL Member
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por sergiodoo » 17 Dez 2014, 21:36

O meu desarmava o ar condicionado tbm, porém qnd a temp estava altíssima, no 100 já. Já verificou se o sensor de temp do painel está marcando certo?
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Marraes
Member
Member

por Marraes » 17 Dez 2014, 22:02

seriodoo, não verifiquei, mas acredito que esteja ok... ele começa com temperatura baixa e, só depois de muito rodar, chega ao meio. Em rodadas curtas, a temperatura não passa do 2 traço do marcador.
De qualquer forma, como resolveste teu caso?

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais

por Last_Warrior » 18 Dez 2014, 04:08

Ao meu ver pode ser problema na bobina como já foi dito, sensor de temperatura da água, ou mesmo sonda lambda. Em carro flex a sonda é essencial para reconhecer o combustível e vira e mexe pode dar essas maluquices, dificultando a partida.

Em carros somente a gasolina, ela pode fazer dar excesso na próxima partida, dificultando também.

OBS: convém também testar a bomba bem na hora que a falha aparece.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Dez 2014, 08:44

hahahha, eu estou sofrendo com meu compressor que está desligando sozinho, e a temperatura está normal, aliás um momento que ele desliga é quando estou no transito ou na lenta quando o cebolão arma a segunda velocidade, neste caso ele desliga lógo que a temperatura chega nos 83º. Então este negócio é algo eletronico mesmo.

Bem, o seu caso é diferente.

Sobre a sonda lambda eu perguntei porque esta peça é para trocar a cada 10 anos, ou antes se der defeito. Se ela tiver 10 anos, voce trocar e o problema persistir, não será um dinheiro disperdiçado, igualmente o sensor de temperatura da água. Não confundir com sensor de painel que não tem nada a ver com isto.
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por sergiodoo » 18 Dez 2014, 13:30

Marraes escreveu:seriodoo, não verifiquei, mas acredito que esteja ok... ele começa com temperatura baixa e, só depois de muito rodar, chega ao meio. Em rodadas curtas, a temperatura não passa do 2 traço do marcador.

Na vdd não fiz nada com o compressor, oq eu fiz foi trocar o sensor de temperatura da ECU e bomba dagua. Agora o carro não esquenta mais, e o ar parou de desligar.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Dez 2014, 14:31

sergiodoo escreveu:
Marraes escreveu:seriodoo, não verifiquei, mas acredito que esteja ok... ele começa com temperatura baixa e, só depois de muito rodar, chega ao meio. Em rodadas curtas, a temperatura não passa do 2 traço do marcador.

Na vdd não fiz nada com o compressor, oq eu fiz foi trocar o sensor de temperatura da ECU e bomba dagua. Agora o carro não esquenta mais, e o ar parou de desligar.

O seu carro tem cebolão?
Imagem

33 mensagens
  • 1
  • 2