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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 09:00

Belo trabalho na TBI Daniel, ficou zero bala :88:

Depois que você tirou ela fora e colocou no lugar acendeu a luz de anomalia ou deu algum erro que precisou passar scanner? :47:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 09:20

Alez escreveu:Essa limpeza da TBI me inspirou.

Que máquina linda.


Vlw Alez!!

A TBI ficou zeradinha, ela possui muita fenda e acumula muita sujeira em volta. Este tipo de limpeza é super importante para deixar a lenta estável e consequentemente reduzir o consumo (discretamente...) :38: :38:

Abs!!

:88:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 09:22

Thiago Menezes escreveu:Belo trabalho na TBI Daniel, ficou zero bala :88:

Depois que você tirou ela fora e colocou no lugar acendeu a luz de anomalia ou deu algum erro que precisou passar scanner? :47:



Vlw Thiago!!

Ficou zeradinha mesmo... :105:

Não apareceu nada anormal, não acendeu nenhuma luz de erro. Eu desligo a bateria antes e reinicio o módulo manualmente e faço a aprendizagem da borboleta manualmente também, sem o uso do scanner.

Abs!!

:88:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 10:01

larussosan escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Belo trabalho na TBI Daniel, ficou zero bala :88:

Depois que você tirou ela fora e colocou no lugar acendeu a luz de anomalia ou deu algum erro que precisou passar scanner? :47:



Vlw Thiago!!

Ficou zeradinha mesmo... :105:

Não apareceu nada anormal, não acendeu nenhuma luz de erro. Eu desligo a bateria antes e reinicio o módulo manualmente e faço a aprendizagem da borboleta manualmente também, sem o uso do scanner.

Abs!!

:88:


Então você desligou a bateria depois retirou a TBI limpou com car80 ou usou outra coisa? Chegou a trocar uma junta que fica entre o corpo da borboleta e a admissão?

Depois montou tudo e religou a bateria apenas ou deu um reset nela unindo as pontas dos cabos?

A aprendizagem é feita automaticamente né? É só bater a chave na posição II e deixar ela auto ajustar é isso?
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Edcezar » 01 Dez 2014, 11:15

Daniel, vc limpou o couro e hidratou ?

Se hidratou usou o que ? :52:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 13:08

Thiago Menezes escreveu:
larussosan escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Belo trabalho na TBI Daniel, ficou zero bala :88:

Depois que você tirou ela fora e colocou no lugar acendeu a luz de anomalia ou deu algum erro que precisou passar scanner? :47:



Vlw Thiago!!

Ficou zeradinha mesmo... :105:

Não apareceu nada anormal, não acendeu nenhuma luz de erro. Eu desligo a bateria antes e reinicio o módulo manualmente e faço a aprendizagem da borboleta manualmente também, sem o uso do scanner.

Abs!!

:88:


Então você desligou a bateria depois retirou a TBI limpou com car80 ou usou outra coisa? Chegou a trocar uma junta que fica entre o corpo da borboleta e a admissão?

Depois montou tudo e religou a bateria apenas ou deu um reset nela unindo as pontas dos cabos?

A aprendizagem é feita automaticamente né? É só bater a chave na posição II e deixar ela auto ajustar é isso?


E ai Thiago blz!!!

Vou fazer o passo a passo que fiz no meu carro, segue abaixo:

1) Desliguei a bateria (Negativo depois Positivo);

2) Desconectei as conexões de mangueiras, cabos e duto de ar e Removi a TBI. Vc vai precisar de soquetes estriado 10 para soltar a TBI nos quatro lados e também soquete Torx para remover o suporte de ferro que limita a remoção da TBI;

3) Com a TBI nas mãos utilizei o Car80 para para dissolver as crostas de sujeira no corpo e borboleta e com estopa fui esfregando bastante, tem que abrir a borboleta e limpar tudo ao seu redor, parece que não mas sai bastante sujeira, mesmo aparentando limpo. O Almeidão usa gasolina e óleo de freio, eu uso Car80 e é muito bom, ele dissolve toda sujeira imediatamente, mas o mais importante é esfregar bastante com estopa ou pano;

4)Depois coloquei a TBI no local e montei tudo inverso. Como na TBI do Corsa C, o do Vectra C não possui junta (como nos motores MPFI mais antigos) apenas um anel/oring dentro da ranhura da admissão, mas não precisei trocar pois estava novo. Já ouvi que os Vectras C antes do NE possui esta junta, ai precisaria confirmar;

5) Com a TBI no lugar e tudo montado, fiz o mesmo processo que o Alcir descreveu em outros tópicos, encostei os dois polos e depois liguei a bateria (Positivo depois Negativo - alguns falam de ligar e desligar o contato 10 vezes outros falam que não precisa, bastando apenas deixar a bateria desligado por mais tempo, os dois polos), liguei somente o contato e deixei a ECU ajustar a borboleta.

Ai só foi alegria!!! :38:

Qualquer coisa chama ai!!

Abs!! :88:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 13:17

Edcezar escreveu:Daniel, vc limpou o couro e hidratou ?

Se hidratou usou o que ? :52:


E ai Eduardo tudo bem!!!

Eu primeiramente limpo todo o interior do carro, painel, plásticos e depois o couro com APC, vou limpando a microfibra em um balde de água e depois passo uma micro-fibra seca no interior todo;

Depois com um aplicador de espuma passo o limpa plásticos e depois lustro com microfibra;

Para finalizar eu hidrato o couro com uma microfibra e depois lustro com outra microfibra.

O hidratante eu utilizo este da Mothers, muito bom por sinal, mas quando acabar eu vou comprar o da Lexol, só para fazer um teste e diversificar. :9:

Abs!!!

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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 14:11

larussosan escreveu:
E ai Thiago blz!!!

Vou fazer o passo a passo que fiz no meu carro, segue abaixo:

1) Desliguei a bateria (Negativo depois Positivo);

2) Desconectei as conexões de mangueiras, cabos e duto de ar e Removi a TBI. Vc vai precisar de soquetes estriado 10 para soltar a TBI nos quatro lados e também soquete Torx para remover o suporte de ferro que limita a remoção da TBI;

3) Com a TBI nas mãos utilizei o Car80 para para dissolver as crostas de sujeira no corpo e borboleta e com estopa fui esfregando bastante, tem que abrir a borboleta e limpar tudo ao seu redor, parece que não mas sai bastante sujeira, mesmo aparentando limpo. O Almeidão usa gasolina e óleo de freio, eu uso Car80 e é muito bom, ele dissolve toda sujeira imediatamente, mas o mais importante é esfregar bastante com estopa ou pano;

4)Depois coloquei a TBI no local e montei tudo inverso. Como na TBI do Corsa C, o do Vectra C não possui junta (como nos motores MPFI mais antigos) apenas um anel/oring dentro da ranhura da admissão, mas não precisei trocar pois estava novo. Já ouvi que os Vectras C antes do NE possui esta junta, ai precisaria confirmar;

5) Com a TBI no lugar e tudo montado, fiz o mesmo processo que o Alcir descreveu em outros tópicos, encostei os dois polos e depois liguei a bateria (Positivo depois Negativo - alguns falam de ligar e desligar o contato 10 vezes outros falam que não precisa, bastando apenas deixar a bateria desligado por mais tempo, os dois polos), liguei somente o contato e deixei a ECU ajustar a borboleta.

Ai só foi alegria!!! :38:

Qualquer coisa chama ai!!

Abs!! :88:


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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 16:16

Uma outra pergunta Daniel, depois você teve que fazer aprendizado no câmbio também? Tipo rodar um certo tempo com tantos rpm's e ir passando pelas marchas? O Alcir já chegou a falar isso comigo, eu só não fiz a limpeza em casa por causa disso...
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 17:22

Thiago Menezes escreveu:Uma outra pergunta Daniel, depois você teve que fazer aprendizado no câmbio também? Tipo rodar um certo tempo com tantos rpm's e ir passando pelas marchas? O Alcir já chegou a falar isso comigo, eu só não fiz a limpeza em casa por causa disso...


Eu lembro de ter visto este comentário do Alcir, mas não fiz o aprendizado do câmbio não. Se realmente é necessário fazer, eu não senti diferença nenhuma nas passadas de marcha do câmbio automático... :47:

Vamos ver se ele se manifesta, ele ta muito quietinho... :23:

Abs!!
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Arquiteto » 01 Dez 2014, 18:13

este ajuste da TBI pra min e novo ...

ate onde eu sabia e ja vi, era virar a chave sem dar a partida e deixar assim por uns 30seg ate

o sensor da borboleta se auto justar ...vi em um video no youtube

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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 18:54

Arquiteto escreveu:este ajuste da TBI pra min e novo ...

ate onde eu sabia e ja vi, era virar a chave sem dar a partida e deixar assim por uns 30seg ate

o sensor da borboleta se auto justar ...vi em um video no youtube


Então Arquiteto, esse esquema que o Alcir comentou era para zerar a ECU sem precisar usar o Scanner, ligar e desligar 10x a ignição. Uns falam que não precisa, é só deixar desligado a bateria por um período mais longo e ela zera todos os erros, outros falam que precisa fazer isso ... :47:

Agora o aprendizado da borboleta é isso mesmo, depois de ter zerado a ECU gira a chave e deixa ligado a ignição até a borboleta parar de mexer.

Abs!!

:88:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por mdemarquinho » 01 Dez 2014, 19:20

Arquiteto escreveu:este ajuste da TBI pra min e novo ...

ate onde eu sabia e ja vi, era virar a chave sem dar a partida e deixar assim por uns 30seg ate

o sensor da borboleta se auto justar ...vi em um video no youtube


Arquiteto

Eu vi um vídeo do ADG da High Torque, ele diz que a Injeção dos motores 140cv são auto ajustáveis, depois da limpeza, é só girar a chave na posição II do contado, a que acende o painel, aguardar de 1 a 2 minutos, você verá que a borboleta fica dando uns tranquinhos, abrindo e fechando, ela está se auto regulando, depois que ela para já era, só dar partida e tudo certo, estou no trampo e não tenho como passar o link do Youtube mas se você pesquisar, é um video que ele pega como cobaia um astra 140cv.

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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 21:16

Mas eu falei sobre o câmbio, o aprendizado dele o tiozao disse que tem qur fazer...[emoji102]

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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 01 Dez 2014, 22:01

Thiago Menezes escreveu:Mas eu falei sobre o câmbio, o aprendizado dele o tiozao disse que tem qur fazer...[emoji102]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2


O Alcir é meio "mistico". :71: Eu lembro que ele falou dessa aprendizagem do câmbio automático... :23:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 22:35

Se está de boa o seu carro então não deve precisar desse aprendizado

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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 02 Dez 2014, 08:12

Próximas manutenções e Revisões do Verdinho...

P/ Dezembro 2014
Km Atual = 37.300km

Troca de Óleo de Câmbio Transmissão Automática (Vou verificar qual especificação utilizar);
Troca do Fluido Sistema de Arrefecimento e Troca da Válvula Termostática;

Para esse ano acho que é só isso.

Para o ano que vem, vou aproveitar minhas férias e eliminar o estrago que fiz no para choque traseiro, já tenho o borrachão lateral, será apenas a pintura da peça e quero aproveitar e pintar todo o para-choque, pois tem algumas marcas de raladinhos de estacionamento.

Ai ele vai ficar tinindo... :38:

Abs!!

:88:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por mdemarquinho » 02 Dez 2014, 09:30

larussosan escreveu:Próximas manutenções e Revisões do Verdinho...

P/ Dezembro 2014
Km Atual = 37.300km

Troca de Óleo de Câmbio Transmissão Automática (Vou verificar qual especificação utilizar);
Troca do Fluido Sistema de Arrefecimento e Troca da Válvula Termostática;

Para esse ano acho que é só isso.

Para o ano que vem, vou aproveitar minhas férias e eliminar o estrago que fiz no para choque traseiro, já tenho o borrachão lateral, será apenas a pintura da peça e quero aproveitar e pintar todo o para-choque, pois tem algumas marcas de raladinhos de estacionamento.

Ai ele vai ficar tinindo... :38:

Abs!!

:88:


Fala ae parceiro, linda máquina.

Cara, o liquido de arrefecimento pode ser trocado com 50.000 ou 4 anos, acho que é muito cedo para trocar o seu, Já o oleo do cambio com 40.000 eu já trocaria mesmo, melhor pecar no excesso doque na falta.

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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por Thiago Menezes » 02 Dez 2014, 10:04

Eu troco e limpo arrefecimento preventivamente com 2 anos (dicas do Almeidão) :88:
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Re: Minha máquina...Vectra Collection

por larussosan » 02 Dez 2014, 10:21

mdemarquinho escreveu:
larussosan escreveu:Próximas manutenções e Revisões do Verdinho...

P/ Dezembro 2014
Km Atual = 37.300km

Troca de Óleo de Câmbio Transmissão Automática (Vou verificar qual especificação utilizar);
Troca do Fluido Sistema de Arrefecimento e Troca da Válvula Termostática;

Para esse ano acho que é só isso.

Para o ano que vem, vou aproveitar minhas férias e eliminar o estrago que fiz no para choque traseiro, já tenho o borrachão lateral, será apenas a pintura da peça e quero aproveitar e pintar todo o para-choque, pois tem algumas marcas de raladinhos de estacionamento.

Ai ele vai ficar tinindo... :38:

Abs!!

:88:


Fala ae parceiro, linda máquina.

Cara, o liquido de arrefecimento pode ser trocado com 50.000 ou 4 anos, acho que é muito cedo para trocar o seu, Já o oleo do cambio com 40.000 eu já trocaria mesmo, melhor pecar no excesso doque na falta.



Então Marquinho no manual diz para trocar a cada 5 anos ou 150k, mas como eu peguei o carro com 30k eu não sei como ele foi cuidado. Algumas coisas eu gosto de fazer porque daqui pra frente eu seu como está o carro e vou mantendo tudo em ordem. :9:

Pode parecer excesso de zelo mais é uma manutenção muito barata para a importância do sistema, e o carro já está com 3 anos de uso, eu costumo trocar a cada 3 anos o liquido de arrefecimento. :102:

Mas o carro não apresenta problemas, trabalha com temperatura ideal, é só uma preventiva mesmo.

Abs amigo!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
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