por Pedro Josino »
07 Jun 2015, 22:43
Almeidão escreveu:Pedro Josino escreveu:Eu confesso ter um certo preconceito com o Lubrax.
Meu avô roda numa Doblo Cargo 1.4 8v 2013 e o carro hoje está com 34mil km. Esse carro nunca foi revisado na Fiat. Meu tio tem uma conta num posto BR aqui próximo e todos os abastecimentos e trocas de óleo são feitas lá. A cada 5.000Km ou 6 meses eu levo para fazer a troca do óleo e filtros. Coloco o óleo Lubrax Valora 5W30 Sintético SN e troco o filtro de óleo, ar e combustível, usando a marca Vox.
Na troca de 30.000Km ao abrir a tampa de abastecimento deu para notar o motor com bastante verniz e uma pequena quantidade de borra na tampa.
Fiquei indignado, a Fiat recomenda a troca de óleo com 6 meses ou 7.500Km, eu troco antes e mesmo assim aparece essas surpresas.
Disse ao meu tio para levar numa oficina, abrir o cárter e tampa de válvulas e dependendo do estado fazer um flush corretivo ou preventivo da Koube.
O meu Gol e o Vectra eram abastecidos no mesmo posto, mas as trocas de óleo não eram feitas lá e o motor nem verniz tinha. 46mil e 59mil km respectivamente quando vendemos. A diferença era o lubrificante e os filtros.
Só posso suspeitar do óleo.
Pedro, quando eu comentei Lubrax, eu não disse que hoje uso lubrax, aliás até comentei que uso Havoline 20W50, já usei muito mobil também 20W50. Eu só dei um exemplo de que o maior problema dos motores nem sempre é o óleo, mas a forma de usar lo, incluo a forma de troca etc. Meu carro tem um ritual na troca e já passei um filem de como deve ser feita esta troca, só que eu diria que menos de 1% faz isto que é a limpeza do carter antes de recolocar o óleo novo. Os carter ou a maioria deles tem a porca para dentro, então é óbvio que não desce tudo e pior ainda o que fica no fundo, algo de 100 a 150 ML dependendo do carter, são pura sujeira e parte arenosa que será misturada ao óleo novo e isto vai criar borras porque esta parte suja não tem mais os aditivos de limpeza que o óleo tem e já vai começar contaminando o óleo novo. Muitos ainda não entenderam esta parte do parafuso para cima, seria como que na parte de dentro fosse soldado uma porca e é assim que ele é, então em volta dela fica a parte que não sai por gravidade que precisa ser tirada e só existe uma forma de tirar que é por meio de uma seringa com ponta tipo azol para sugar esta parte. Uns mete uma mangueira de ar comprimido em cima assoprando e pensa que saiu tudo, redondamente enganados, não tem como sair desta forma.
Não estou defendendo o Lubrax, mas quem quer cuidar do xodó dele, deve aprender algumas coisas importantes e por a mão na graxa, caso contrário ninguém fará isto por ti. São coisas simples e de uma grande importância e não importa o tipo de óleo, seja sintético ou não, na hora da troca devemos ter alguns cuidados para aumentar a vida do motor.
Esse cuidado com sugar o restante que fica no fundo do cárter eu já li aqui no fórum, inclusive com imagens.
Confesso nunca ter feito em nenhum dos carros que tive e até eu poder ter uma garagem com um elevador particular, nunca farei. Tenho um problema no joelho e é muito difícil me abaixar e levantar, então sem condições de eu trocar óleo em casa com o carro em cima de um macaco.
Existe um equipamento chamado LubriCheck que mostra o nível de contaminação do óleo. Já vi um camarada que mostrava um acompanhamento do carro dele, aliás, ele só trocava o óleo pela indicação desse equipamento e a quantidade de óleo novo meio que tornava mais insignificante o resto do óleo antigo no sistema. Claro, 4L novos com uns 200ml velhos. Ele usa há uns 2 anos e o motor bem limpo.
De qualquer forma é muito pouco tempo e quilometragem pra essa Doblo ter verniz e início de borra. Meus outros carros nunca tiveram nada nem parecido.
O Diego Velocímetros também usava no Gol dele um Lubrax semi sintético e teve que fazer o flush corretivo aos 88mil km por causa da borra. E ele disse que sempre trocou com 6 meses ou 5.000Km. Hoje ele adotou o Havoline.
No Vectra eu usava ACDelco a vida toda e no Gol eu usei Elaion enquanto estava na garantia e Mobil 1 quando acabou.
Sempre óleo sintético SN em todos os carros, exceto o Vectra que rodou com mineral SJ por muitos anos sem nenhum problema.