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Faça você mesmo / TutoriaisInstalar MID em vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05
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allissonsillva
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Instalar MID em vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05

por allissonsillva » 11 Set 2018, 09:55

pessoa já vi que o pessoal coloca uma tela no lugar do computador de bordo tipo adaptação
ela vem com relogio e o simbolo da gm
alguém sabe me dizer onde encontro essa tela?

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clayton souza
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por clayton souza » 18 Set 2018, 16:37

Álvaro Calegari escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, pessoal comprei outro MID de um vectra batido ano 2005 q estava com 36 mil km ( coitado deu pt...) só que ele é do conector cinza, o meu e CD 1997 conector amarelo, comprei um adaptador no ML que vc liga uma parte no cabo do carro e a outra no mid e era pra funcionar perfeito, tipo em tese a pinagem estava convertida... mas não deu certo... vocês podem me ajudar? Olhei 500 vezes os diagramas aqui no forum e não entendi, quais pinos e como eu devo mudar eles de posição para que ative a função consumo ( está 99,999 km;l), litros de gasolina ( fica 0,0L), autonomia ( fica como ''F'') ? Detalhe que antes de mudar o MID tudo era funcional ( cheio dead pixel haha ) , então não pode ser sensor com problema. Não consigo por fotos aqui :62:

amigo o chicote do ML vem parcial ...vc precisa conetar fios ainda tipo pino 27conctor cinza vai no pino 32 da ecu e o que vai no marcador de combustivel , pega o esquema de conversão e confere os que faltam inclusive aqueles qua são ligados ao terra....Abraço

zilinhockw
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por zilinhockw » 21 Jan 2019, 12:55

Instalei o mid no meu vectra b só q uso o rádio original Queria Saber se tem como deixa a funções do rádio funcionando

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Jaelson Orneles de oliveira
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por Jaelson Orneles de oliveira » 01 Fev 2019, 08:42

Bom dia galera comprei um modelo para meu carro, alguém pra instalar pra mim? Moro em Belo Horizonte MG

williamIfi1877
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por williamIfi1877 » 27 Fev 2019, 22:13

irei usar um adptador precisa fazer a modificação ou o adptador ja faz???

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Editado pela última vez por Ju_Bueno em 28 Fev 2019, 09:56, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação

williamIfi1877
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Mid/Tid quero colocar o CB do vectra cd no gls 96/97

por williamIfi1877 » 27 Fev 2019, 22:25

Meu conector é amarelo, comprei o mid cinza com adptador para o amarelo minha duvida é tenho que mudar algum fio? o adptador ja nao fez essa modificação? onde ligo o reset eo set? sou novo aki me ajudem sei que tem que ligar o fio 32 da central no 27 isso? ajudem sou novo aqui me ajudem

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NilsonGr
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por NilsonGr » 27 Fev 2019, 22:45

williamIfi1877 escreveu:irei usar um adptador precisa fazer a modificação ou o adptador ja faz???

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Se tiver comprado o chicote pronto do ML tem que fazer algumas adapatações que não constam nele, por exemplo o o fio do pino 32 da injeção.

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Editado pela última vez por Ju_Bueno em 28 Fev 2019, 09:58, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação

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por williamIfi1877 » 27 Fev 2019, 22:50

comprei no ml o adptador do amarelo para o cinza so tenho k ligar o pino 32 pro 27 do mid isso?

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por NilsonGr » 27 Fev 2019, 23:09

williamIfi1877 escreveu:
NilsonGr escreveu:
williamIfi1877 escreveu:
Ives escreveu:Para a instalação do MID, a maior parte da fiação já esta disponivel no conector amarelo do TID, q precisara ser convertido. Unico fio que precisa ser puxado vem da central de injeção, que é ligada ao pino 32 da injeção e vai para o pino 27 do MID

Abaixo temos detalhado a pinagem do conector Cinza (32 vias) do MID. Caso voce tenha um MID conector amarelo, use a tabela no final para converter a pinagem do cinza para amarelo e ver a fiação equivalente. Vale ressaltar q sempre vale a pena investir na compra do MID conector cinza, visto q sua forma construtiva é robusta, praticamente livre de falhas de display comum nos MID de conector amarelo

Abaixo descreve-se a pinagem do MID conector CINZA, e de onde puxar o fio do conector amarelo existe.

PINO 1: TERRA (utilizar fio marrom pino 2 do conector amarelo original))
PINO 2: NEGATIVO DO SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA( ligar no fio azul/branco do pino 3 )
PINO 3: POSITIVO DO SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA( ligar no fio azul do pino 4 )
PINO 4: 12V DEPOIS DA IGNIÇÃO (fio preto do pino 5)
PINO 5: POSITIVO 12V PERMANENTE (fio vermelho do pino 1)
PINO 6: SENSOR DE ROTAÇÃO (ligar ao fio verde pino 3 do painel de instrumentos 97~99)
PINO 7: INTENSIDADE DE LUZ (ligar ao fio cinza/amarelo do pino 7)
PINO 8: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 9: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 10: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 11: RÁDIO ( NÃO UTILIZA )
PINO 12: SINAL DO VELOCÍMETRO (ligar ao fio azul/vermelho pino 4 do painel de instrumentos 97~99)
PINO 13: SENSOR DO NÍVEL DO ÓLEO ( ligar ao 0V negativo/terra)
PINO 14: DIAGNÓSTICOS (ligar ao pino 14)
PINO 15: LIGAR AO PEDAL DE FREIO (ligar ao fio preto/amarelo do pino 15)
PINO 16: FUSÍVEL DAS LUZES DE FREIO (ligar ao pino 16 )
PINO 17: SENSOR DE LUZ BAIXA QUEIMADA ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra)
PINO 18: SENSOR DE LUZ DE FREIO QUEIMADA ( não conectar ou ligar ao 12V)
PINO 19: SENSOR DE PASTILHA DE FREIO ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra )
PINO 20: SENSOR DO NÍVEL DE ÁGUA DO RADIADOR ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra )
*caso queira instalar o reservatorio de nivel com sensor (Recomendado), ligue uma perna do conector do reservatorio ao terra, e o outro fio para o pino 20)
PINO 21: TRANSMISSÃO AUTOMATICA ( não conectar )
PINO 22: SENSOR DO LAVADOR DE PARABRISA ( não conectar ou ligar ao 0V negativo/terra)
PINO 23: BOTÃO DA ALAVANCA "RESET" ( fio branco da alavanca do limpador com controles MID )
PINO 24: BOTÃO DA ALAVANCA "SET" ( fio vermelho da alavanca do limpador com controles MID)
* para funcionar os botões, é necessario levar um sinal de 0V negativo/terra para o fio marrom da alavanca do limpador com controles MID)
PINO 25: sem função/não conectar
PINO 26: MEDIDOR DE COMBUSTÍVEL ( ligar ao fio azul/perto pino 1 do conector do painel de instrumentos 97~99)
PINO 27: LIGAR AO PINO 32 DA CENTRAL DE INJEÇÃO (a central fica instalada na grelha logo abaixo ao limpador do lado do passageiro
PINOS: 28, 29, 30, 31 E 32: sem função/não conectar



Como a maioria que irá instalar terá um conector amarelo, abaixo tem a tabela de conversão direta, talvez facilite a compreensão na hora de converter a fiação. O mesmo vale para quem tenha MID amarelo e esteja substituindo por um MID cinza para evitar falhas de display

Tabela de conversao MID Cinza/Amarelo/TID

MID conector cinza ---------- MID conector amarelo ----- TID

01 ------------------------------- 02 ----------------------- 02
02 ------------------------------- 03 ----------------------- 03
03 ------------------------------- 04 ----------------------- 04
04 ------------------------------- 05 ----------------------- 05
05 ------------------------------- 01 ----------------------- 01
06 ------------------------------- 06 ----------------------- XX
07 ------------------------------- 07 ----------------------- 07
08 ------------------------------- 08 ----------------------- 08
09 ------------------------------- 09 ----------------------- 09
10 ------------------------------- 10 ----------------------- 10
11 ------------------------------- 11 ----------------------- 11
12 ------------------------------- 12 ----------------------- 12
13 ------------------------------- 13 ----------------------- XX
14 ------------------------------- 14 ----------------------- 14
15 ------------------------------- 15 ----------------------- XX
16 ------------------------------- 16 ----------------------- XX
17 ------------------------------- 17 ----------------------- XX
18 ------------------------------- 18 ----------------------- XX
19 ------------------------------- 19 ----------------------- XX
20 ------------------------------- 20 ----------------------- XX
21 ------------------------------- XX ----------------------- 23
22 ------------------------------- 26 ----------------------- XX
23 ------------------------------- 21 ----------------------- XX
24 ------------------------------- 22 ----------------------- XX
25 ------------------------------- XX ----------------------- XX
26 ------------------------------- 24 ----------------------- XX
27 ------------------------------- 25 ----------------------- XX
28 ------------------------------- XX ----------------------- XX
29 ------------------------------- XX ----------------------- XX
30 ------------------------------- XX ----------------------- XX
31 ------------------------------- XX ----------------------- XX
32 ------------------------------- XX ----------------------- XX

Verifiquem duas vezes sempre as cores dos fios antes. Qualquer divergencia informem para corrigir.
irei usar um adptador precisa fazer a modificação ou o adptador ja faz???

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Se tiver comprado o chicote pronto do ML tem que fazer algumas adapatações que não constam nele, por exemplo o o fio do pino 32 da injeção.

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comprei no ml o adptador do amarelo para o cinza so tenho k ligar o pino 32 pro 27 do mid isso?

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O ideal mesmo é verificar pelo conector Cinza do chicote que comprou quais fios já estão conectados e analisar esta lista das ligações pra saber qual ainda falta. Não sei exatamente quais já vem no conector pronto e quais não vem. Unico que tenho certeza é este da injeção.

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por Ju_Bueno » 28 Fev 2019, 10:02

Pessoal, por favor, se estirem comentando com base na última postagem, não use o "RESPONDER COM CITAÇÃO" - olhem acima o tamanho do texto sendo repetido desnecessariamente. Nestes casos utilizem apenas a opção "RESPONDER". Assim os tópicos ficam mais limpos e mais práticos para o entendimento.
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por NilsonGr » 28 Fev 2019, 10:08

Faz sentido. Foi mal por ter feito!

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por NilsonGr » 02 Mar 2019, 13:29

Boa tarde Vectreiros!
Alguém que foi instalar o MID se deparou com o conector da ECU que não tem um fio pro pino 32?
Meu Vectra não tem. Simplesmente é vazio o local do pino 32 e no próprio conector não tem gravado a marcação do número 32, como tem para todos os outros que o fio existe.
A questão é: Se eu encaixar um fio no espaço vazio conectando direto ao pino 32 da ECU vai funcionar?
Meu MID ligou mas não ficou funcional, já que mostra aquelas mensagens sobre pedal de freio, liquido de arrefecimento, lanterna de freio e etc (creio que seja o procedimento de inicialização) e depois fica mostrando a opção do consumo instantâneo mas não funciona já que com o carro parado fica um 'F' e em movimento fica 999,99km/l e não mostra nenhuma outra função mesmo pressionando os botões.
Ah, e fica a palavra CHECK na parte de baixo do MID. Seria porque não ta conectado a ECU?
Se alguém tiver tido o mesmo contratempo e puder tirar minhas dúvidas fico agradecido. ImagemImagem

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por NilsonGr » 02 Mar 2019, 19:44

Detalhe do local do pino 32 sem o terminal de conexão.
Alguém faz ideia de pra onde vai o fio que sai deste pino?Imagem

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por NilsonGr » 02 Mar 2019, 20:59

Em movimento...Imagem

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por chirola » 03 Mar 2019, 19:31

se vc da uma olhada nos post anteriores tem a resposta de como instalar tem ate fotos na pagina 34 acho que era

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por NilsonGr » 03 Mar 2019, 21:59

Eu li todas as respostas e perguntas que o pessoal fez (creio eu). Acontece que todos que eu vi, o pino 32 da ECU tem um fio saindo dele e indo pra algum local do carro (um fio marron com preto se não me engano), porém no chicote do meu carro não tem o tal fio, então queria saber se alguém já puxou o fio direto do pino 32 pro MID e se deu certo.
A instalação eu já vi e revi e está tudo conforme as orientações da conversão dos pinos.

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por NilsonGr » 04 Mar 2019, 01:09

chirola escreveu:se vc da uma olhada nos post anteriores tem a resposta de como instalar tem ate fotos na pagina 34 acho que era
Realmente Chirola,
reli todas as postagens novamente e identifiquei que realmente deixei passar a excelente contribuição do amigo felipenovak94 na página 672. Vou providenciar a solução do meu problema amanhã mesmo.

Obrigado

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por Ju_Bueno » 04 Mar 2019, 09:24

NilsonGr escreveu:Fuente del Mensaje Faz sentido. Foi mal por ter feito!

Tranquilo irmão... não precisa se desculpar! :88:
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por NilsonGr » 05 Mar 2019, 17:36

Boa tarde pessoal,
enfim, depois de dias consegui concluir a instalação do MID.
Graças as dicas do pessoal sobre a ECU que não tinha o terminal do fio 32, consegui comprar o conector de 16 vias (So achei novo por R$15,00, so para tirar um terminal kkk) e consegui levar o sinal da ECU pro MID e o consumo agora está Ok. Marcando redondo

Apesar de estar feliz com o MID funcionando, ele só está apresentando o consumo instantâneo e mensagens de falhas, tipo a da luz de freio (que não liguei ao 12v ainda).

Alguma luz do que pode ser?

Fiz o teste de continuidade com multimetro dos fios que vem do painel de instrumentos pro conector cinza de 32 pinos e está tudo certo com eles.

Se alguém tiver uma resposta clara de imediato fico agradecido. Mas vou reler o tópico por completo em busca de algo.

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por Arquiteto » 06 Mar 2019, 16:40

pelo que ja li deste assunto a solução e o aterramento dos fios referentes as funções que não tem os sensores
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