O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTBI Desmontada, Pessoal preciso de ajuda.

22 mensagens
  • 1
  • 2
andre003
GL Member
GL Member
TBI Desmontada, Pessoal preciso de ajuda.

por andre003 » 19 Jul 2016, 13:07

Olá pessoal Boa tarde, então após ler muito e estudar o how to de desmontar e limpar a TBI, acabei fazendo hoje pela manhã, a desmontagem é tranquila a única dificuldade que encontrei foi destravar e tirar aquela trava redonda do cabo do acelerador, mais consegui! Então pessoa efetuei a desmontagem e quando tirei que olhei dentro do coletor tem muito óleo, gostaria de saber a opinião dos amigos em como fazer essa limpeza.

andre003
GL Member
GL Member

por andre003 » 19 Jul 2016, 13:13

Olhem só essa foto que tirei, reparem que fiz um circulo de vermelho nessa poça de óleo chega refleti o flash da câmera! essa poça é óleo do cárter ou é óleo acumulado pessoal?
Imagem
Editado pela última vez por andre003 em 19 Jul 2016, 13:33, em um total de 1 vez.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 19 Jul 2016, 13:22

Amigo, essa poça de óleo a melhor forma de limpar é inserindo um pano seco la dentro para absorver, por ele empoça apenas nesse local, veja na minha garagem com fiz: viewtopic.php?p=162587#p162587

Porém a julgar o estado que está seu coletor com essa capada grossa de carbonização eu removeria ele e encaminharia a uma retífica para um banho químico, fiz isso no antigo GLS tbm paguei coisa de 60,00 pra retífica. Mas com muita paciência gasolina e fluido de freio tbm limpam, lógico, com ela fora do carro.

Boa sorte e não esqueça das juntas novas, não reaproveite nenhuma,

andre003
GL Member
GL Member

por andre003 » 19 Jul 2016, 13:30

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, essa poça de óleo a melhor forma de limpar é inserindo um pano seco la dentro para absorver, por ele empoça apenas nesse local, veja na minha garagem com fiz: viewtopic.php?p=162587#p162587

Porém a julgar o estado que está seu coletor com essa capada grossa de carbonização eu removeria ele e encaminharia a uma retífica para um banho químico, fiz isso no antigo GLS tbm paguei coisa de 60,00 pra retífica. Mas com muita paciência gasolina e fluido de freio tbm limpam, lógico, com ela fora do carro.

Pow meu amigo valeu mesmo, eu estava com medo de ser um problema! vou agora mesmo providenciar o desmonte dela e mandar fazer a limpeza, estou com tudo desmontado vou segui seu tópico ta completo de informações. Valeu mesmo parceiro!!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 19 Jul 2016, 13:34

andre003 escreveu:Fuente del Mensaje
JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, essa poça de óleo a melhor forma de limpar é inserindo um pano seco la dentro para absorver, por ele empoça apenas nesse local, veja na minha garagem com fiz: viewtopic.php?p=162587#p162587

Pow meu amigo valeu mesmo, eu estava com medo de ser um problema! vou agora mesmo providenciar o desmonte dela e mandar fazer a limpeza, estou com tudo desmontado vou segui seu tópico ta completo de informações. Valeu mesmo parceiro!!

Tranquilo amigo, não esqueça além do kit de juntas do coletor, tbi do filtro anti chamas que fica naquela mangueira que vai da tampa do cabeçote até o mangote do ar.

Abraço

andre003
GL Member
GL Member

por andre003 » 19 Jul 2016, 20:19

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje

Tranquilo amigo, não esqueça além do kit de juntas do coletor, tbi do filtro anti chamas que fica naquela mangueira que vai da tampa do cabeçote até o mangote do ar.

Abraço

Valeu mesmo, Eu comprei o kit de juntas e o filtro do motor fire pra colocar na mangueira, só que para retirar o coletor eu não consigo é uma mão de obra que eu só não consigo fazer! meu amigo, tem uma peça com um plug no coletor de admissão que peça é aquela? ela fica em baixo da TBI no coletor de admissão.

andre003
GL Member
GL Member

por andre003 » 19 Jul 2016, 20:40

Meu amigo me surgiu um problema agora, fui tirar o sensor de aceleração e pra minha surpresa os parafusos estão arrochado que não saem de jeito nenhum! são parafuso de chave estrela, até já deu uma remoída neles de tanto que eu tentei! e agora tem que tirar ele para fazer a limpeza da TBI?

lightwz
GL Member
GL Member
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Estado: São Paulo
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por lightwz » 19 Jul 2016, 22:34

"até já deu uma remoída neles de tanto que eu tentei! " :112

Eu detesto Allen e Torx.. acompanhando o tópico aqui.. :9:

Edit: amigo nessa situção, "eu: :28: " ... Se esse parafuso mastigar, você vai ter que pegar uma serra e tentar fazer uma "fenda" nele.. ou soldar algo nele para tentar retirar, aí dá trabalho..

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 20 Jul 2016, 12:05

Valeu mesmo, Eu comprei o kit de juntas e o filtro do motor fire pra colocar na mangueira, só que para retirar o coletor eu não consigo é uma mão de obra que eu só não consigo fazer! meu amigo, tem uma peça com um plug no coletor de admissão que peça é aquela? ela fica em baixo da TBI no coletor de admissão.

Aquele sensor é o MAP, é bom tirar pra limpar ele sim, basta borrifar descarbonizante nele que limpa. Já o coletor se não tiver confiança não mexa mesmo pois tem que remover tbm bicos, flauta etc.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 20 Jul 2016, 12:09

andre003 escreveu:Fuente del Mensaje Meu amigo me surgiu um problema agora, fui tirar o sensor de aceleração e pra minha surpresa os parafusos estão arrochado que não saem de jeito nenhum! são parafuso de chave estrela, até já deu uma remoída neles de tanto que eu tentei! e agora tem que tirar ele para fazer a limpeza da TBI?

É além da dica do amigo de fazer uma fenda nele, ali tem espaço para entrar um alicate de pressão tbm, que ajuda bem, esse atuador é o mais recomendado vc tirar para limpar pois ele suja muito e é totalmente mecânico, assim a sujeira interfere no funcionamento dele. Borrife descarbonizante dentro dele com ele virado para baixo para não ir produto no motor dele.

andre003
GL Member
GL Member

por andre003 » 20 Jul 2016, 21:30

andre003 escreveu:Fuente del Mensaje Meu amigo me surgiu um problema agora, fui tirar o sensor de aceleração e pra minha surpresa os parafusos estão arrochado que não saem de jeito nenhum! são parafuso de chave estrela, até já deu uma remoída neles de tanto que eu tentei! e agora tem que tirar ele para fazer a limpeza da TBI?

É além da dica do amigo de fazer uma fenda nele, ali tem espaço para entrar um alicate de pressão tbm, que ajuda bem, esse atuador é o mais recomendado vc tirar para limpar pois ele suja muito e é totalmente mecânico, assim a sujeira interfere no funcionamento dele. Borrife descarbonizante dentro dele com ele virado para baixo para não ir produto no motor dele.

Valeu mesmo deu tudo certo, consegui retirar o sensor e fiz a limpeza, montei tudo e tá funcionando bem de mais!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 21 Jul 2016, 10:48

Valeu mesmo deu tudo certo, consegui retirar o sensor e fiz a limpeza, montei tudo e tá funcionando bem de mais!

Show de bola, se teu carro dava aquelas quase morridas nas manobras, ou quando liga o ar, ou quando esterça o volante totalmente, enfim, todas essa situações a limpeza desse atuador resolve, o carro fica file. Eu sempre limpo a cada troca de oleo, nesse 16v tbm é interessante trocar o antichamas toda troca e assim o farei tbm.

Pokanzito
Member
Member
Nome Completo: Michael Douglas
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Pokanzito » 30 Jul 2016, 21:56

Pessoal estou querendo fazer a limpeza da TBI amanha , nunca desmontei , é minha primeira manutenção no meu BB não acho essas juntas de papel em lugar algum , posso usar junta de Silicone de alta temperatura, ?

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 30 Jul 2016, 23:16

acho que não ... nunca vi ninguem fazer isto

:76:

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leo Borges
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leoborgesl » 30 Jul 2016, 23:32

Pokanzito escreveu:Pessoal estou querendo fazer a limpeza da TBI amanha , nunca desmontei , é minha primeira manutenção no meu BB não acho essas juntas de papel em lugar algum , posso usar junta de Silicone de alta temperatura, ?

Estranho... a maioria das lojas de auto peças vendem esse kit de junta.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Pokanzito
Member
Member

por Pokanzito » 31 Jul 2016, 08:51

Procurei na cidade toda, tem umas 6 autopeças aqui, e nenhuma delas tem, moro no interior do RJ não é tão interior assim mas as autopeças só sabem o que é uno gol e palio. O restante para eles creio não ter público o suficiente. O carro esta morrendo na lenta e na saída de lombada. E fica oscilando velocidade na lenta. Uma limpeza no atuador de marcha lenta de na tbi acho que melhoraria bastante.

Porém a junta de silicone não seria melhor que a junta de papel, geralmente carros mas novos já vem com essa de silicone. Salvo junta de cabeçote, junta do cárter e do comando de válvula. Fiquei na dúvida agora. Nas minhas motos sempre usei junta de silicone e nunca tive problemas.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Pokanzito
Member
Member

por Pokanzito » 03 Ago 2016, 20:41

Pessoal limpei a tbi o carro ficou acelerado, marcando 1 mil rpm. Dá pra diminui pra meio no marcador?

lightwz
GL Member
GL Member
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por lightwz » 03 Ago 2016, 21:21

No seu tópico você falou de uma mangueira solta, ela vai ligada no corpo de borboleta, pode ser essa entrada falsa de ar que esteja prejudicando a lenta, (ou esse sensor da lenta colado..)

Pokanzito
Member
Member

por Pokanzito » 04 Ago 2016, 07:22

Essa mangueira foi colocada no lugar com a válvula do astra, o antigo dono do carro vedou ela provável que não tenha encontrado a válvula para comprar, e deixou toda compressão do motor saindo pela mangueira maior, eu coloquei a válvula no lugar, porém quando tirei uns resíduos da tbi com car 80 e coloquei wd dentro do cabo do acelerador e nos roletes da tbi o carro ficou acelerado. Tem tipo um batente na tbi com um parafuso preso vou ver se lá que é a regulagem. Se for vou afroxar um pouco pra ver se diminui a lenta. Se não resolver vou comprar um sensor novo e tirar o trincado. Mas creio não ser ele pq a diferença de rpm tá bem baixa mas não está constante. Coisa de 500 rpm de diferença entre o meio e 1 do marcador. Mas fica oscilando da mesma forma. [emoji31]

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 04 Ago 2016, 09:09

Amigo, nao te aconselho mexer nesse parafuso, pode bagunçar toda injeção do seu carro. Vc pode é verificar se quando montou o cabo do acelerador nao deixou ele muito esticado, mas ainda duvido que seja isso.

Como o amigo disse tem entrada falsa de ar aí, da uma verificada e limpa de novo o atuador de marcha lenta é o map.

Se o silicone foi bem instalado sem excessos e uma camada bem fina e uniforme ele veda bem sim, ja fiz isso no antigo gls numa ocasião de testes.

Enviado do meu Vectra!!!

22 mensagens
  • 1
  • 2