por Vectra-Euro »
17 Dez 2017, 20:06
Saudações aos colegas do Clube.
Estou com problema de roda traseira travada (lado passageiro). Já pesquisei no fórum e encontrei problemas similares, mas não igual.
Meu Vectra é C, Elite 2.4 com câmbio automático, rodas 17", freio a disco na dianteira e traseira.
Ontem engatei a ré para entrar na garagem e depois que subi o degrau da calçada com as rodas traseiras, tive a impressão que as rodas dianteiras não estavam conseguindo subir a calçada. É um degrau de uns 8 cm, mas eu tinha a impressão de que o degrau fosse bem maior.
Com bastante esforço do motor, consegui subir na calçada. Desci de ré a rampa e ainda com uma sensação estranha do carro estar sendo arrastado. Quando já estava dentro da garagem, fui manobrar e percebi que para a frente as rodas corriam perfeitamente, mas ao engatar a ré, a roda traseira (lado passageiro) girava cerca de 5 cm e travava.
No outros tópicos eu vi problemas de roda totalmente travada (não gira para frente e nem para trás), vi problemas de roda que giram apenas em um sentido, mas não vi nenhum problema como o meu, da roda girar livre para a frente e para trás ela girar um pouco e depois travar.
Pelas características, não me parece lona de freio de mão colada, nem pinça travada na posição fechada, senão a roda estaria travada nos dois sentidos.
Já pude perceber que não adianta engatar a ré e forçar um destravamento, pois sem saber, desci a rampa com a roda travada, pois hoje notei a marca do pneu no solo. Mesmo assim, descendo a rampa, não destravou.
Agradeço a quem puder me ajudar com a sua experiência.