O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 16 Set 2022, 08:44

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Vou colocar rele de 500wats nos farois
Alguem ja colocou?
Melhora mesmo?

Eu não entendi até hoje o pessoal colocar relê para melhorar o farol. Entendo que o relê é essencial para uma boa conexão entre o botão e o destino final da energia, isto porque o botão não tem como pressionar a emenda e consequentemente ele acaba desperdiçando energia e sofrendo desgaste prematura, enquanto o relê atraca sempre com a mesma pressão mantendo pressionado um fio no outro com potencia suficiene para não desperdiçar a energia que está direto na bateria sem as voltas feitas pelo botão acionador. No Vectra o farol baixo é direto, não usa relê porem no alto já tem o relê por ser mais potente, no meu caso que uso relês automátimcos para acender o farol baixo, então até mesmo o baixo hoje tem relês.

Relês são para proteger o sistema, com certeza se o seu carro não tiver relê para os faróes, ao colocar estes reles, você estará fazendo a coisa certa e com maior proteção no sistema, mas que vai aumentar a potencia da lampada, isto não, a não ser que a ligação esteja muito ruim, fios torrados, botões queimados etc.

Resumo de tudo, eu sou um adépto a relê, até as lanternas traseiras do meu carro ao pisar no freio liga um relê e o relê acende as lampdas, neste caso estou mandando energia do sensor do freio direto para um simples relê e não para um monte de lampadas que é o meu caso e o relê manda essa energia para as lampadas e assim não me estraga comutador ou sensor de freio etc. Mas isto não faz a luz ficar mais forte.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Set 2022, 08:47

Desmontei os tuchos ontem e fiz um video para quem achar qué é difícil este serviço, na verdade é muito fácil e as vezes alguns mecânicos o torna difícil.

https://www.youtube.com/watch?v=KhTJIioIu0I
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 16 Set 2022, 10:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alguem ja colocou?
Melhora mesmo?

Eu não entendi até hoje o pessoal colocar relê para melhorar o farol. Entendo que o relê é essencial para uma boa conexão entre o botão e o destino final da energia, isto porque o botão não tem como pressionar a emenda e consequentemente ele acaba desperdiçando energia e sofrendo desgaste prematura, enquanto o relê atraca sempre com a mesma pressão mantendo pressionado um fio no outro com potencia suficiene para não desperdiçar a energia que está direto na bateria sem as voltas feitas pelo botão acionador. No Vectra o farol baixo é direto, não usa relê porem no alto já tem o relê por ser mais potente, no meu caso que uso relês automátimcos para acender o farol baixo, então até mesmo o baixo hoje tem relês.

Relês são para proteger o sistema, com certeza se o seu carro não tiver relê para os faróes, ao colocar estes reles, você estará fazendo a coisa certa e com maior proteção no sistema, mas que vai aumentar a potencia da lampada, isto não, a não ser que a ligação esteja muito ruim, fios torrados, botões queimados etc.

Resumo de tudo, eu sou um adépto a relê, até as lanternas traseiras do meu carro ao pisar no freio liga um relê e o relê acende as lampdas, neste caso estou mandando energia do sensor do freio direto para um simples relê e não para um monte de lampadas que é o meu caso e o relê manda essa energia para as lampadas e assim não me estraga comutador ou sensor de freio etc. Mas isto não faz a luz ficar mais forte.

É...... parece que prolonga a vida do interruptor de farois
Eu medi e ta chegando menos de 10 vts no farol
Vou colocar e ver
O custo foi pouco ...paguei 38 $
Se não melhorar ,pior não fica rssss

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Set 2022, 10:39

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alguem ja colocou?
Melhora mesmo?

É...... parece que prolonga a vida do interruptor de farois
Vou colocar e ver

Com certeza como proteção e desperdício, assino embaixo, melhora 100% e quanto a isto você não se arrependerá.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 17 Set 2022, 03:04

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje É...... parece que prolonga a vida do interruptor de farois
Vou colocar e ver

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje É...... parece que prolonga a vida do interruptor de farois
Vou colocar e ver
O custo foi pouco ...paguei

Olha não te magia mais tem coisas a levar em conta.
A voltagem do farl mede com carro ligado, a voltagem do carro aumenta de 12v para 14,5v, o que daria uns 12v no farol.
VC coloca um rele que na verdade funciona como um transformador que mais que duplica a potença original tem rele com duas saídas de 200w
Só o detalhe e este VC tem lampadas originais de 55w que atuam como resistências e dobrar a potência vai facer as lampadas funcionar ao 300% em uma época eu coloque em uma belina lampadar de 100w OSRAM com um rele deses e fica realmente bom e como rodar com o farol alto ligado.
Cuidado se seu carro tem faol de plastico o dobro de potencia nas lampadas significa o dobro de calor emitido pelas lâmpadas.
E o consumo elétrico aumenta .
Para 500w se recomenda fio de 3mm, para 200w 2mm ou 2,5mm se for bem instalado e calculado funciona se fazer gambiarra pode dar merda na elétrica e ficarvate perigoso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Set 2022, 18:15

Se alguem tiver duvidas de como funcionam os tuchos hidraulicos GM, aqui ela pode ser esclarecida, inclusive como ele se mantém cheio mesmo com o carro desligado.

https://www.youtube.com/watch?v=Vd-v2cwM11s
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 18 Set 2022, 14:51

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Vou colocar e ver

Vou colocar e ver
O custo foi pouco ...paguei

Olha não te magia mais tem coisas a levar em conta.
A voltagem do farl mede com carro ligado, a voltagem do carro aumenta de 12v para 14,5v, o que daria uns 12v no farol.
VC coloca um rele que na verdade funciona como um transformador que mais que duplica a potença original tem rele com duas saídas de 200w
Só o detalhe e este VC tem lampadas originais de 55w que atuam como resistências e dobrar a potência vai facer as lampadas funcionar ao 300% em uma época eu coloque em uma belina lampadar de 100w OSRAM com um rele deses e fica realmente bom e como rodar com o farol alto ligado.
Cuidado se seu carro tem faol de plastico o dobro de potencia nas lampadas significa o dobro de calor emitido pelas lâmpadas.
E o consumo elétrico aumenta .
Para 500w se recomenda fio de 3mm, para 200w 2mm ou 2,5mm se for bem instalado e calculado funciona se fazer gambiarra pode dar merda na elétrica e ficarvate perigoso

Sim .....o que voce disse ta certo
Eu coloquei fio de 4mm na saida para os farois e os farois são originais de vidro bosch ,vectra 94 por isso coloquei ,se fosse plastico não colocaria
Melhorou uns 20% até vou ter que fazer regulagem ,ficou um pouco alto agora
Tentei achar lampadas mais potentes no ML ,só vi de 24 volts 75 wats ,não procurei de 100
Fiz o video da troca,assim que eu subir no youtube ,posto o link

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 18 Set 2022, 17:50

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 18 Set 2022, 17:55

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Tentei achar lampadas mais potentes no ML ,só vi de 24 volts 75 wats ,não procurei de 100

Tem lâmpada de 100w da OSRAM que já utilize só que só achei tipo super branca mais deve ter amarela também e são boas , e tem da Philips que já vi anúncio em algum lugar , se trocar as lampadas imagino que melhora um 50%
O que para um carro mais antigo é ótimo

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 18 Set 2022, 17:58

Cara e como o que colocava antigamente nos golfinhos da vida , coloque um rele deses no meu antigo fusca com lampadas de 100w e sim da para notar a melhora

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 18 Set 2022, 19:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje

Cara e como o que colocava antigamente nos golfinhos da vida , coloque um rele deses no meu antigo fusca com lampadas de 100w e sim da para notar a melhora

Vou procurar de 100 wats por 12 volts.
Tava procurando só achei de caminhão 75 wats 24 volts ou brancas
Brancas por aqui da multa

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 19 Set 2022, 02:44

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Vou procurar de 100 wats por 12 volts.

A lampada do vectra A é h4?
Se for procura como lampada h4 90w 100w no mercado libre que acha fácil.
Coloca 90w 100w por ser alta e baixa na mesma lampada.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Set 2022, 08:46

A vantagem do relê é a energia direto da bateria na lampada sem muita volta nos fios e com certeza sem afetar o botão de acionamento e esta marca DNI domina o mundo dos relês automotivo no Brasil, ótima marca.

Um exemplo de relê simples, eu tinha um Monza que o Vidro direito era muito lento, e nada dava jeito. Um dia resolvi testar um fio direto nele e vi que era falta de energia pelas votas nos fios, desgaste dos botões etc. Levei para aquela porta dois relês inversores e um fio com eletricidade direto da caixa de fusivel, porem fio para suportar energia e fiz a ligação nos dois relês, ao acionar o botão eu acionava o relê e ele acionava o motor do vidro, ficou excelente e nunca mais estragou botões, porwue depois fiz na porta esquerda também.
Imagem

jm_vectra99
Member
Member
Nome Completo: __
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI

por jm_vectra99 » 19 Set 2022, 15:43

Comprei uma valvula termostatica 82c MTE thompson pra trocar, estranho que apesar disso a ventoinha esta armando...

O que vcs recomendam?
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:14, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Set 2022, 16:32

Muito estranho esta do cebolão o carro 99/2000 não tem cebolão, então porque está um plug lá?, o plug das ventoinhas fica em cima da termostática.
Rodovias 82º em baixadas sem ar ligado, demontras que o radiador e termostatica estejam bons.
Rodovias 82º, em baixadas sem ar ligado, diminui por quebra molas ela sobe e pode ir a 90, também é normal e em seguida acelerando ela voltará a baixar,
Rodovias 82º, em baixada sem ar ligado, 82 começa a subir uma serra, ela pode ir a 90, também é normal.
Andar atrás de caminhão ou onibus também aumenta a temperatura e a velocidade acima de 80, todas elas são boas para a refrigeração
Cidade muito quente, ar ligado mais ou menos 90 graus, sobe no máximo a 95 entra o segundo estágio e desce para 90, no tipo de sensor que seu carro usa também é normal.
Só melhora isto colocando um cebolão, mas eu não saberia dizer como desabilitar o sensor do seu carro por ser diferente do modelo mais antigo e nem sei se fizeram isto e no lugar do radiador adaptaram um plug que se foi feito isto, com certeza tem como usar um cebolão no local, afinal os radiadores tem duas entradas para cebolão sendo uma tapada e as vezes as duas por tampão plastico com rosca e borracha de vedação.

Como eu disse, tudo leva a crer que o radiador esteja perfeito, é marca boa, mas se voce for comprar um outro, muito cuidado, tem que ser brazado e não de tubo. Os de tubos para Vectra, Astra etc, são uma imitação barata e muito ruim. Delfi, Visconde ou valeo são marcas originais.
Imagem

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 19 Set 2022, 17:21

as 2 saidas do radiador ficam fechadas mesmo?
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:16, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Set 2022, 17:35

Na verdade houve uma distorção de nomes, ali é uma tomada solta, todos os carros tem algumas, isto porque o chicote é completo para todos e nem todos usam tudo que tem no chicote, depende do modelo.
Plug eletronico, então pensei que voce tinha comentado sobre a peça que nçao sendo origial seria o plug MTE 4051, que sendo um 8V seria este da ultima foto com 2 fios, este que comanda as ventoinhas, e tem alguns relês na frente da bateria para ajudar o sistema. O carro 8V ao ussar o MTE 4051, deve ligar as ventoinhas mais cêdo. Detalhe, sempre ligam as duas juntas e sempre que ligar o ar as duas ligam tambem na baixa que é p primeiro estagio e ao alcançar 92 a 95 graus ele arma a alta velocidade que é o segundo estágio e isto só com o ar ligado.

Sobre a outra pergunta anterior, ao desligar o carro e se ele tiver com temperatura ali nos 90, sim as ventoinhas continuam girando e o tempo não é indeterminado, depende de como está a temperatura. Exemplo voce nçao chegou em casa ainda, a ventoinha ligou, está baixando a temperatura, voce chega e a temperatura está em 85, voce desliga o carro ela irá funcionar menos tempo. Isto é para baixar a pressão do gás do ar condicionado e nada mais, se voce chegou em casa, ar ligado ao chegar o segundo estagio arma em 95, voce desliga o carro o segundo estagio irá desligar mas continuará o primeiro e para muitos ficarão ligadas por uma eternidade kakakakka.

Eu sempre dou a dica que se chegar em casa e ligar o segundo estagio, deixa o carro ligado um pouco para baixar a temperatura até uns 90 e se acelerar baixa mais rápido, ou melhor ainda, uns 300 a 500 metros antes de chegar em casa, desliga o ar condicionado. Ficará ruim para você, mas o motor agradece.
Imagem

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 19 Set 2022, 19:55

então está original meu sistema
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:35, em um total de 2 vezes.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 20 Set 2022, 01:06

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Valeu Almeidão! então está original meu sistema, é assim mesmo? não utiliza nenhum sensor ali no radiador?

Não seu modelo não tem cebolão nonradiador as ventoinha são comandadas pela ECU que toma a informação da temperatura do sensor de temperatura .
Cuando for trocar a termostática checa o radiador é o principal causante de problemas de temperatura no vectra .

O segundo estagio liga a 93/95 graus painel ,não é comum ligar o segundo estagio ate porque ele liga a 105 graus motor é Cuase um ultimo recurso para salvar o motor liga só em situações extremas.
Todo vectra vai baixar agua é normal a tampa do reservatório é na verdade uma válvula de pressão (1,4 bar se não to enganado) normal baixar meio copo ou ate um copo de agua a cada dois três meses em carros de uson diario, se baixa mais e não tem vazamentos e porque alguma coisa esta aumentando mais do normal a pressão no sistema , super aquecimento aumenta a pressão e faz baixar mais agua VC não vê porque sai em foma de vapor pela tampa do reservatório.
Aditivo de cualidade é obrigatório no vectra sem aditivo o radiador independente da marca ele oxida o alumínio e entope as galerias que são muito finas mais finas do que uma moeda de um real .
Com o ar ligado ate dizfrasa um pouco o problema porque em cuanto o ar esta ligado as ventoinhas ficam ligadas o tempo todo , foi asim no meu carro e em outros que passaram por problemas similares .
Fica de olho no meu caso custo uma retifica de cabeçote 16v ate os retentores de válvula estragaram pelo exeso de calor , não e para entrar em panico mais sim para resolver asim que rever chance .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Set 2022, 08:28

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Valeu Almeidão! então está original meu sistema, é assim mesmo? não utiliza nenhum sensor ali no radiador? vi as 2 saidas fechadas e achei que tinham eliminado com alguma gambiarra kkk menos mal então

Mas tudo isso que reportei foi com ar desligado viu... vou testar ligando o ar pra ver se melhora ou piora a temperatura...

Como ja comprei a valv termostatica nova vou trocar ela por via das duvidas mesmo, o radiador tambem esta com os coxins de suporte quebrados vou ver se encontro e troco eles pra firmar no lugar

Queria tambem trocar o oleo do cambio dele.... ele tem a ré pra frente no lugar da primeira puxando pra cima, saberia dizer qual tipo de oleo usa ali e como faço o procedimento?

O óleo do cambio você não vai achar o mineral, mas o original GM sintético é TOP, eu uso ele e é muito bom, são 1,8 litro para trocar e custa mais de R$ 100,00 cada litro. É preciso tirar a tampa embaixo, provavelmente ele tem a junta original de aluminio, limpa ela bem, coloca um silicone loctiete em volta dela dos dois lados e pode remontar. Eu fiz isto e coloquei o oleo de imediato e tem mais de 10 anos sem vazar. Para colocar o óleo ele tem ali perto da homocineticda interna um bujão com chave de boca 13 mm. Mas voce pode comprar uma junta comum de papel.

Sobre o aditivo do radiador eu não comentei, e eu só confio em um e não é este que voce usa. Na verdade tem aditivo que reaje de forma assustadora criando um coral na bomba e visivelmente na saida da termostatica, ou seja onde se consegue ver, logo não posso confiar nas marcas que vi isto acontecendo e com certeza dentro do radiador ele fará o mesmo. Recente foi aberto um motor de um Vectra que usava este mesmo que voce comentou, tinha tanto ferrujem no sistema que ele teve que soldar o cabeçote por corrosão.

O interessante que todos eles mantem o reservatório limpo, ou seja sabem enganar muito bem.

Todas as informações que dão na internet é que o aditivo aumenta o tempo de ebulição da água, isto não garante o motor, o que garante é não criar a crosta que uns criam e tampa o sistema não deixando a agua circular. Se ele for bom ele circula e não chega nem perto desa ebulição comentada por eles.

Vejo vários videos informando como escolher um bom aditivo, ai ele coloca no carro e desaparece e sabemos que 90% do povão troca de carro a cada 3 anos e quem sofrerá é o próximo. Eu informo sobre um carro que estou com ele há 20 anos, estou enjoando dele, mas ainda é ele o meu carro do dia a dia.
Imagem

1382 mensagens