O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 11 Mai 2023, 20:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Detalhe, tem carro que acende a luz e anda muito pouco, neste caso a dica é comprar uns 4 litros em um recipiente e deixar no porta malas por garantia e quando for fazer a media em rodovias, ter na mente a distancia até o próximo posto.

E asim que eu Faso a media de consumo nas viagens encho o tanque e o meu carro roda uns 800km ate a fronteira e chega certinho com a luz da reserva ,acho uma media bem confiável porque tem 56 litros e diferentes velocidades e pavimentações diferentes também , meu carro tem uns 50km de reserva a reserva só inicia ao ligar a luz de gasolina e não no risco do painel se a bomba esta bem instalada deveria ter os 50km

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 15 Mai 2023, 09:13

Esta válvula de ar quente eu confio, testada e aprovada hehehehe

https://www.youtube.com/watch?v=KPOjk1d9zgQ
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Mai 2023, 08:56

TROCAR COXIN DE AMORTECEDOR DO VECTRA.
O interessante que eu comento no video que ao mexer ali o carro precisa ser alinhado ou seja alinhar a direção e aparecem comentários no video que o carro só perde alinhamento se for mexer na barra de direção e não contar os fios de roscas. Infelizmente estão errado quem pensa assim, por mais que a tecnologia se aprimora, ainda termos diferenças em peças, que sejam milímetros mas as veses estes milímetros ficam imenso, Eu coloquei um parafuso na haste da minha embregagem, uma volta na rosca deste parasuso levanta o pedal quase 10 mm. E tem um detalhe direção alinhada é diferente de carro alinhado, o carro é um conjunto de alinhamento, a direção seria unica.

O video fazendo a troca dos coxins é este abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=dZGv8JKR5K4
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 20 Mai 2023, 12:46

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje comentários no video que o carro só perde alinhamento se for mexer na barra de direção e não contar os fios de roscas.

tudo o que vc for mexer na suspenção dianteira do carro vai alterar a geometria , iso de contar os fios de rosca é como para não ficar muito fora na hora de montar as margens de alinhação do vectra e de 1 grau 1,5 graus troque as buchas de balança e deu 3 graus de diferença antes e depois , tambem as pessoas acham que o eixo traseiro não alinha , ate o eixo fixo do astra ,corsa e vectra A faz alinhação mais são coisas que ja não perco tempo em explicar hoje em dia com a tecnologia e a internet so é ignorante quem quer , eu sempre ao trocar peças mando para a geometria e sempre tem diferença .
mais é o mesmo que explicar porque pneu novo vai nas rodas traseiras e não nas dianteiras e com ese comentario levanto polemica sempre que falo igual que vc fala da geometria , mais no geral quem discute ou faz comentario é sempre algum moleque mais novo ou gente que nunca utilizo o carro para viajar .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mai 2023, 21:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje comentários no video que o carro só perde alinhamento se for mexer na barra de direção e não contar os fios de roscas.

tudo o que vc for mexer na suspenção dianteira do carro vai alterar a geometria , iso de contar os fios de rosca é como para não ficar muito fora na hora de montar as margens de alinhação do vectra e de 1 grau 1,5 graus troque as buchas de balança e deu 3 graus de diferença antes e depois , tambem as pessoas acham que o eixo traseiro não alinha , ate o eixo fixo do astra ,corsa e vectra A faz alinhação mais são coisas que ja não perco tempo em explicar hoje em dia com a tecnologia e a internet so é ignorante quem quer , eu sempre ao trocar peças mando para a geometria e sempre tem diferença .
mais é o mesmo que explicar porque pneu novo vai nas rodas traseiras e não nas dianteiras e com ese comentario levanto polemica sempre que falo igual que vc fala da geometria , mais no geral quem discute ou faz comentario é sempre algum moleque mais novo ou gente que nunca utilizo o carro para viajar .

Eu até tenho duvidas pelo comentário que foi feito, conhecimento em manga de eixo etc, parece ser um mecênico e isto me assusta mais ainda em pensar que eles sabem menos do eu pensava. Outro já comenta que a polia de dois pontos não faz diferença porque a central compensa, ora bolas, eu atrasei 3 milimetros no comando e senti diferença no tork dele, é algo claro que é preciso conhecer para sentir a diferença mas é algo que eles podem usar como álibi pra quem não conhece o carro, mas ele já não é como deveria ser. É claro e lógico que lá nem discuto, tento explicar e se houver réplica mando um tinindo kakakkak

Sim, sobre os pneus você está totalmente certo e hoje está complicado com com alguns pneus com nomenclatura "Outside" e "Inside" que não aceita rodízio e eu tento fugir destes pneus. Não aceita o rodízio real que seria tirar da roda direira e colocar na roda esquerda e se for simplesmente trocar a roda de lugar para mim não é rodízio.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mai 2023, 08:48

Fiz um video tempos atrás como testar regulador de pressão e ainda hoje uns perguntam onde eu coloquei a mangueirinha. Fiz outro com mais clareza. Alguns mecanicos confundem este vácuo de alívio com um vácuo de abertura, este vácuo é impossive se movimentar com a boca ele não se moviementa nem com a pressão exercida no carro que é mais ou menos parecida com a seringa, a mola interior é muito potente e este vácuo só alivia a pressão baixando um pouco os 3.0 bar, não abrindo por completo como muitos pensam e se fosse abrir o carro iria morrer. Com a boca é impossivel avaliar esta peça a não ser que ela esteja 100% estourada.

https://www.youtube.com/watch?v=GsxI5ddFtZM
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Mai 2023, 16:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com a boca é impossivel avaliar esta peça a não ser que ela esteja 100% estourada.

akakkakak se o cara conseguir testar com a boca o cara aspira mais do que um aspirador imagina levantar casi 3 kilos sugando com a boca , tem cada um com imaginação fertil que olha dispensa comentarios .

hoje achei o deposito de agua acumulada no meu carro aqui esta chovendo muito na ultima semana , ontem vinha dirigindo o carro e ao frear escutaba agua indo e vindo procure por tudo cuanto é canto esta noite choveu muito mesmo a agua chego a ultrapasar a caixa de ar logo de ma~nha troque a lampada do faro baixo e olhe as portas para ver se tinha agua nela puxando as borrachinhas de escoamento na parte de baixo delas , olhe as mangueiras de escoamento do teto solar , olhe o compartimento do step no portamalas e nada , ao chega no trabalho escute aquele barulho outra vez e a minha esposa falo olha tem agua aqui no meu lado o tepete esta molhado fui direto nas borrachinhas debaijo da caixa de ar tire uma e a agua que tinha la dentro era muita vou ver se acho as borrachinas novas tirar as velhas resequidas e deixar o carro uma semana pera ventilar bem la dentro tem chuva para mais 3 dias vou ter que esperar para facer iso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mai 2023, 17:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com a boca é impossivel avaliar esta peça a não ser que ela esteja 100% estourada.

akakkakak se o cara conseguir testar com a boca o cara aspira mais do que um aspirador imagina levantar casi 3 kilos sugando com a boca , tem cada um com imaginação fertil que olha dispensa comentarios .

hoje achei o deposito de agua acumulada no meu carro aqui esta chovendo muito na ultima semana , ontem vinha dirigindo o carro e ao frear escutaba agua indo e vindo procure por tudo cuanto é canto esta noite choveu muito mesmo a agua chego a ultrapasar a caixa de ar logo de ma~nha troque a lampada do faro baixo e olhe as portas para ver se tinha agua nela puxando as borrachinhas de escoamento na parte de baixo delas , olhe as mangueiras de escoamento do teto solar , olhe o compartimento do step no portamalas e nada , ao chega no trabalho escute aquele barulho outra vez e a minha esposa falo olha tem agua aqui no meu lado o tepete esta molhado fui direto nas borrachinhas debaijo da caixa de ar tire uma e a agua que tinha la dentro era muita vou ver se acho as borrachinas novas tirar as velhas resequidas e deixar o carro uma semana pera ventilar bem la dentro tem chuva para mais 3 dias vou ter que esperar para facer iso

Chirola estas borrachas se não forem original não são boas, e mesmo a original não é tão confiável. Eu troquei todas as minhas e le dou uma dica. Eu fiz diferente, em cima e embaixo, mas só embaixo ajuda. Compra uma manta asfáltica fina tipo 3 a 4 mm, corta um pedaço quadrado e cola embaixo em cima de cada tampa, eu limpei com uma escova de aço e colei, nunca mais entrou agua, mas eu fiz por dentro também sendo que por fora resolve.

Algo parecido a isto, eu ainda aqueci uma por uma com aquecedor de cabelos no local.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... d-19672601
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Mai 2023, 20:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . Eu fiz diferente, em cima e embaixo, mas só embaixo ajuda. Compra uma manta asfáltica fina tipo 3 a 4 mm, corta um pedaço quadrado e cola embaixo em cima de cada tampa, eu limpei com uma escova de aço e colei, nunca mais entrou agua, mas eu fiz por dentro também sendo que por fora resolve.

Tem alerta meteorológico ate sábado mais choveu muito mesmo é a primeira vez que entra agua no carro mais vou ter que ter alguma coisa valeu pela dica

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Mai 2023, 12:42

Olha que maravilha de media de consumo, simples e objetiva. Eu diria que seja próximo do real, mas ainda não 100% correto.

https://www.youtube.com/watch?v=Q4I80tQVCF4
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Mai 2023, 18:47

[quote="Almeidão"]Fuente del Mensaje Olha que maravilha de media de consumo, simples e objetiva. Eu diria que seja próximo do real, mas ainda não 100% correto.
olha que bom consumo tem o seu carro acho que asim chega mais perto do real enchendo o tanque vai variar mito o frentista sempre coloca algo a mais para arredondar o valor ou a sensivilidade da bomba pode mudar , ja a luz acende sempre no mesmo de gasolina.
gostei do video

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Mai 2023, 09:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Olha que maravilha de media de consumo, simples e objetiva. Eu diria que seja próximo do real, mas ainda não 100% correto.
olha que bom consumo tem o seu carro acho que asim chega mais perto do real enchendo o tanque vai variar mito o frentista sempre coloca algo a mais para arredondar o valor ou a sensivilidade da bomba pode mudar , ja a luz acende sempre no mesmo de gasolina.
gostei do video

Exatamente Chirola, acho que aqui seja bem próximo do real, e eu sempre colocaria como algo menos variando até um litro, eu diria que com certeza 9,5 ele faz neste percurso, então digamos que coloco ele na pista e ele me daria 12,5, posso considerar 11,5 com certeza. Completando o tanque as vezes dá 13, depois 14, outro dia dá 10,5, é bem fraco o resultado de encher o tanque e até concordo que mesmo este teste que fiz se for com 15 a 20 litros melhora mais ainda o resuldado.

Por isto que é importante trabalhar no cabeçote quando chega 80 a 100 mil km, ele estava fazendo 7 e alguma coisa.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 27 Mai 2023, 12:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu diria que com certeza 9,5 ele faz neste percurso,

e bem proximo da realidade , o meu carro no percurso diario para o trabalho (percurso mixto) ele faz 9,5\9,7 sempre igual e a 5 anos que faz a mesma media , poderia chega a 10 km\l mais teria que me arrastar ao inves de andar kakakkka.
o 16v tem vantagem na estrada por rodar com giro um pouco mais baixo mais na cidade o consumo e bem proximo .
eu não gosto de encher o tanque o carro fica pesado para o dia a dia então mantenho sempre entre meio e um quarto de tanque.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Mai 2023, 21:19

Eliminar os micros switchs de todas as travas elétricas do Vectra de 96 a 2005, ou trocar sempe que der problemas.

Este video tem tudo sobre o funcionamento da trava elétrica lado do motorista e as outras portas tem algo menos e se torna mais fácil, mas são praticamentes iguais internamente. Quem mexe em uma, mexe na outra também.
Já li tantas explicações sobre estes micros switch que eu tive que fazer e mostrar o verdadeiro motivo de ter eles ali, sendo que um da porta do motorista, mais o interruptor é somente para abrir as portas com a chave e nada mais e mesmo se eles estragarem a porta do motorista ainda vai destrancar e as outras não e lógico também não vão trancar. Eliminar um deles do motorista e os das outras travas elas continuarão trancando e destrancado, só perde o DEADLOCK que praticamente ninguem usa.

https://www.youtube.com/watch?v=HDZUafZpeyg
Imagem

Goguno
Member
Member
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Goguno » 04 Jun 2023, 20:35

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Percebi tambem que os vazamentos ocorrem por isso, temperatura fora do normal, quando o carro esquenta demais agua pode ferver mesmo com aditivo e cria pressao extrema sai estourando o que tiver de mais fraco, entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

a preção maxima dentro do sistema é controlada pela tampa do reservatorio que funciona como uma valvula na tampa original se vc olha tem escrito nela 1,4 bar , mais se tem alguma peça cansada e não segurar esa pressão vai estourar mesmo .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje z por jm_vectra99 em 13 Out 2022, 23:09, em um total de 1 vez.

ainda bem que deu certo , agora o carro esta funcionando na temperatura certa , no modelo 99\2000 as ventoinhas são comandadas pela ECU e a temperatura fica na maior parte do tempo entre 85 e 92 , as ventoinhas deveriam ligar perto dos 92 graus , o segundo estagio so vai ligar em modo emergencias la pelos 110 graus sem ligar o ar condicionado , não e comum o vectra funcionar o segundo estagio .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje , entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

e verdade se tudo esta ok não tem porque estourar nada , no meu carro ainda tem as mangueiras original de fabrica e o tubo de agua tambem , o unico que troque nee foi o radiador e funciona 100% , fico feliz por vc ter resolvido o problema naõ e legal rodar com o carro e não sentirse seguro para pegar uma estradaou ficar com medo de algo dar errado ,

Camarada, é isso mesmo? Meu vectra é um 16v ano 2000. Fiz o motor todo e a temperatura na estrada ficou oscilando entre 80 e 92 no painel. Vi o camarada Almeidão aí falando que não poderia passar de 84 aí me preocupei!!!

Goguno
Member
Member
Nome Completo: Luiz Gustavo Almeida
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Goguno » 04 Jun 2023, 23:36

Goguno escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Percebi tambem que os vazamentos ocorrem por isso, temperatura fora do normal, quando o carro esquenta demais agua pode ferver mesmo com aditivo e cria pressao extrema sai estourando o que tiver de mais fraco, entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

a preção maxima dentro do sistema é controlada pela tampa do reservatorio que funciona como uma valvula na tampa original se vc olha tem escrito nela 1,4 bar , mais se tem alguma peça cansada e não segurar esa pressão vai estourar mesmo .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje z por jm_vectra99 em 13 Out 2022, 23:09, em um total de 1 vez.

ainda bem que deu certo , agora o carro esta funcionando na temperatura certa , no modelo 99\2000 as ventoinhas são comandadas pela ECU e a temperatura fica na maior parte do tempo entre 85 e 92 , as ventoinhas deveriam ligar perto dos 92 graus , o segundo estagio so vai ligar em modo emergencias la pelos 110 graus sem ligar o ar condicionado , não e comum o vectra funcionar o segundo estagio .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje , entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

e verdade se tudo esta ok não tem porque estourar nada , no meu carro ainda tem as mangueiras original de fabrica e o tubo de agua tambem , o unico que troque nee foi o radiador e funciona 100% , fico feliz por vc ter resolvido o problema naõ e legal rodar com o carro e não sentirse seguro para pegar uma estradaou ficar com medo de algo dar errado ,

Camarada, é isso mesmo? Meu vectra é um 16v ano 2000. Fiz o motor todo e a temperatura na estrada ficou oscilando entre 80 e 92 no painel. Vi o camarada Almeidão aí falando que não poderia passar de 84 aí me preocupei!!!

Acabei de fazer o teste do Prof Almeidão!!! Kkkk Estrada livre, entre 60 e 80 km/h, sem carros na frente, estabilizou entre 81C e 82C. Acho que passei!!!
O problema está no meu reservatório. Logo que tirei da oficina antes de ontem, o líquido deu uma abaixada. Completei no dia seguinte mas subiu muito depois que eu funcionei o carro. Rodei na estrada com ele assim mesmo e qdo cheguei ao destino ainda estava alto. No dia seguinte tinha caído de novo. Completei novamente para fazer o caminho de volta. Logo depois de completar liguei o carro e subiu muito novamente, foi só virar a chave. O carro ficou parado a noite toda, não estava quente.
Enfim, acho que está com ar no sistema ou a junta está dando passagem.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Jun 2023, 08:14

Possa ser que a junta esteja dando passagem (queimada ou corrosão no cabeçote) e devolvendo quando ligado e consumindo quando desligado e se o óleo nçao tiver mudado de côr, é possivel que está indo para as câmaras. A entrada de ar quando existe, ela some de um dia para o outro.
Imagem

Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Brates » 09 Jun 2023, 15:56

Diga lá, mestre Almeidão!
Troca de óleo chegando e comprei esse lançamento da foto, AcDelco API SP.

https://www.magazineluiza.com.br/oleo-d ... c/au/lbau/

+ filtros de ar, óleo, combustivel e ar condicionado GM.

E vou seguir a sua recomendação e colocar um B12. Não que tenha algo batendo. Mas pelo fato de vc dizer que é bom e que recomenda.

Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Jun 2023, 16:52

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Diga lá, mestre Almeidão!

E vou seguir a sua recomendação e colocar um B12. Não que tenha algo batendo. Mas pelo fato de vc dizer que é bom e que recomenda.

Abraços!

É Brates, eu tenho um arrependimento imenso de não ter usado neste motor do meu carro desde que comprei ele, porque o B12 é um super aditivo preventivo. Eu até acho que outros óleos tipo Prolonga nunca resolve nada porque este seria pra tapar buraco de motor muito cansado, diferente do B12 que é para evitar este cansaço cedo demais. Dica seria 3,8 óleo + 500 ml de bardhal b12.
Imagem

Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Brates » 09 Jun 2023, 16:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Brates escreveu:Fuente del Mensaje Diga lá, mestre Almeidão!

Abraços!

É Brates, eu tenho um arrependimento imenso de não ter usado neste motor do meu carro desde que comprei ele, porque o B12 é um super aditivo preventivo. Eu até acho que outros óleos tipo Prolonga nunca resolve nada porque este seria pra tapar buraco de motor muito cansado, diferente do B12 que é para evitar este cansaço cedo demais. Dica seria 3,8 óleo + 500 ml de bardhal b12.

Deixa comigo. Seguirei essa medida. E muito obrigado pela dica.
Abraço!

1382 mensagens