O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

63 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 09 Ago 2025, 16:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje fala gente boa , coloca filtro não , o filtro vai entupir rapidinho .
no meu carro so que é 16v a pcv funciona bem , não sobe oleo no filtro de ar oou na tbi .
nos 8V vejo que o problema e mais comum ,
pode ser pelo desenho da tampa de valvulas , a tampa do 16V original tem tipo uma trampa ou um laberinto que deija passar o ar mais se tem oleo atrapalha a passagem , isso reduz bastante o oleo que é sugado asssim eu testei em carro mexido aquele filtro direto na tampa e olha a meleca demoraba sei la uns 15 dias mais o filtro enchia de oleo .
se esta a fim de resolver o que fala o almeidão e uma solução não das baratas mais a correta
colocar un catch tank nele vc liga as mangueira da tampa de valvulas na entrada e a saida na tbi , oscatchtank eles tem trampa de oleo dentro assim o oleo fica no reservatorio e o ar continuapassando na tbi normalmente , seria a solução ideal , os tank melhorzinhos tem uma torneirinha (valvula ) para esgotar o oleo deles .
pode ver se acha alguma pcv de outro carro que seja adaptavel , por exemplo os antigos vw gol \ golf etc tinham uma valvula na tampa de valvulas que tinha uma trampa para reter o oleo , tem que achar algo adaptavel e funcional .
la tampa de valvulas del 8v tiene un sistema para tentar impedir do oleo passar mais pelo visto não e muito funcional
Imagem

Esquecem, não tem como dar certo, nem o meu com o maior cuidado também não dá certo. Vou relatar isto em vídeo e adianto para vocês o que descobri hoje. Catch can seco, tubo seco, mangueira seca, PCV com óleo e a explicação é simples, não vai óleo vai o vapor e o vapor ao esfriar vira óleo, só daria certo se o catch can fosse lá no porta malas ou se fosse de 20 litros ou se tivesse cercado de gelo, aliás o cach can esquenta demais. Vou andar mais um pouco fazer um vídeo pra não perder tempo com isto, ele pode amenizar alguma coisa, eliminar o óleo nunca a não ser colocando esta mangueira para fora como eu fazia e voltarei a fazer. Joguei tempo e dinheiro fora kakkakak, mas não jogarei o vídeo, farei outro mostrando que não dá certo.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » 11 Ago 2025, 07:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esquecem, não tem como dar certo, nem o meu com o maior cuidado também não dá certo.

eu nao descartaria o projeto, acho que esta correto o formato que fez mas como disse precisa fazer um catch can que abra e colocar algum material dentro tipo uma esponja de aco ou tubo com furos (exemplo do "labirinto" na tampa de valvulas) talvez entrada embaixo e saida em cima... para reter os vapores de oleo ali nele.

o chirola tem razao, um filtro que pensei ate daria certo no inicio mas se entupir muito rapido nao adianta, vai virar um bloqueio, deve ser algo simples que nao vá entupir e consiga abrir pra limpar ou trocar se precisar.

veja como é por dentro desses catchcan (dos bons) que vai entender.

falando nisso, ja troquei o pcv de um bmw e cara que engenhoca aquela, fui ate dar uma pesquisada pois sao 2 pecas, um ciclone para reter os vapores e um diafragma, ele é um divisor na verdade bem interessante, o oleo retido volta ao carter e os vapores "filtrados" ao coletor, nao vou conseguir explicar muito bem mas fica as fotos que achei, talvez te de alguma ideia hehehe

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 11 Ago 2025, 08:54

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esquecem, não tem como dar certo, nem o meu com o maior cuidado também não dá certo.

eu nao descartaria o projeto, acho que esta correto o formato que fez mas como disse precisa fazer um catch can que abra e colocar algum material dentro tipo uma esponja de aco ou tubo com furos (exemplo do "labirinto" na tampa de valvulas) talvez entrada embaixo e saida em cima... para reter os vapores de oleo ali nele.

o chirola tem razao, um filtro que pensei ate daria certo no inicio mas se entupir muito rapido nao adianta, vai virar um bloqueio, deve ser algo simples que nao vá entupir e consiga abrir pra limpar ou trocar se precisar.

veja como é por dentro desses catchcan (dos bons) que vai entender.

falando nisso, ja troquei o pcv de um bmw e cara que engenhoca aquela, fui ate dar uma pesquisada pois sao 2 pecas, um ciclone para reter os vapores e um diafragma, ele é um divisor na verdade bem interessante, o oleo retido volta ao carter e os vapores "filtrados" ao coletor, nao vou conseguir explicar muito bem mas fica as fotos que achei, talvez te de alguma ideia hehehe

Imagem

Imagem

Filtro ali esquece a passagem tem que ser livre para não forçar os retentores de dentro pra fora, colocar uma espuma dentro do cacth can pode barrar o vapor mas tem que ser trocada toda semana e isto não serve pra mim, um labirinto pode segurar parte do óleo, mas o que eu fiz segura parte do óleo o problema é que eu queria segurar tudo e chegar zero óleo na TBI e isto com um catch can ali no motor é impossivel. Simultaneamente fiz o meu com um amigo em 3 Rios por WhatsApp, o dele na saida da tampa deu ruim e ali enchia o catch can de água e um momento foi oleo e virou café com leite e ele mudou pegadno a saida igual ao meu. Deu certo porque o carro dele estava enxarcando o filtro de óleo e hoje não enxarca mais, deu certo mas vai óleo porém menos quantidade, posso resumir que funciona sim, mas se livrar 100% do óleo é impossivel porque ele literalmente cozinha ali dentro e manda o vapor para o suspiro e segurar este vapor fica impossível com tão pouco espáço. Imagino que se desse para fazer um tipo de caracol com a mangueira dando umas duas voltas nela em volta do motor usando uns 5 metros antes de chegar no catch can poderia dar certo, mas além se ser uma tarefa complicada, eu ainda digo que "poderia"

Concluí que é impossivel um catch can segurar todo o óleo como vejo em alguns videos, sim funciona com uma ajuda de digamos 30 a 50%, e não esqueças eu coloquei a PVC no tubo aparentemente livre daquele óleo da tampa de válvulas. Esta semana postarei outro video com o resultado, sou bem diferente de uns que posta um video e é enganado psicologicamente achando que deu certo e nunca mostando o verdadeiro resultado e eu achei este resultado com 500Km rodado. Caramba, a minha TBI com sistema errado era 100% livre de óleo agora tem aquela coisa grudenta lá kakakakkakak
Imagem

63 mensagens