O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM

por jm_vectrab » Ontem, 02:28

Fala turma!

Posto a um tempo aqui no forum, mas nunca parei pra apresentar ele de fato heheh, se preparem pois o texto é longo.

Adquiri no final de 2022, tinha vendido meu carro anterior devido a pandemia, estava sem grana e sempre passando aqui no centro da cidade via estacionado em frente a uma sorveteria, todo largado e queimado a pintura... com uma placa vende-se.

bom, era do dono da sorveteria, carro bem usado de familia, 150.000 kms, ele havia refeito o acabamento interior das portas, revisao na caixa direcao, 4 pneus novos, mas bem do tipo aruma oq vai quebrando, nada preventivo.. detalhe que o cabecote ja havia sido feito pq ferveu.. estava rodando na agua.. mas algo me chamou atencao nesse carro, talvez os parachoques na cor sem aquele friso estranho, rodas bonitas que nao vejo por ai, originalidade em si.. nao sei, encanei e fiquei uns 2 meses na cabeca desse cara, "negociando" e acho q de tanto encher e nao aparecer propostas ele me passou por 10 ou 12k na epoca, nao lembro mas foi uma pechincha, e ai comecou a saga.

trabalho com TI mas sempre fui entusiasta nesse mundo de mecanica, mexo desde sempre em meus carros pq abuso e nao confio em "mexanicos" e ai pra abusar a manutencao tem q estar em dia heheh, tenho bastante ferramentas, compro oq nao tenho e faco eu mesmo.

como trabalho de casa, nao preciso de carro na verdade, mas gosto de viajar e conhecer lugares, ja morei em varias regioes do Brasil. e esse vectra me serviu como uma luva pois, sendo antigo e com a pintura queimada nao estaria visado pra roubo.. poderia viajar pra qq cidade, largar em qq canto, sem me preocupar de fato, claro nao pode dar mole tb, mas e uma certa camuflagem.

resumindo peguei no interior de SP, desci pra BC (pra parodiar a musica) em SC, fiquei 1 ano por la, rodamos todas as praias, ilha de Florianopolis, lugares lindos! fui depois ate o RS, > Curitiba um tempo, e ai uma amiga estava em Joao Pessoa e decidi ir conhecer... foram 3 dias de viajem no bixao, foi puxado mas digo q esses vectras nao arregam pra carros novos nao e sao super confortaveis em viagens longas.. quem tentou brincar com o vovo se deu mal heheh e de fato senti ele acima da maioria dos nacionais daqui. detalhe q a 5marcha do f17 esta alongada, nao lembro a relacao mas ja postei iso aqui no forum, isso ajuda demais nas viagens pois o carro anda silencioso.

bom nessa ele esticou as pernas, fui depois a Natal RN, toda regiao do nordeste ali os estados sao proximos, na votla fui parando em Recife, Aracaju SE, MG, e agora ao interior de SP, com uma garagem coberta posso finalmente dar devida atencao a ela (sim trato no feminino, e é arisca haha)

vamos la:
quando peguei o carro troquei junta do cabecote por uma de fibra mesmo, aditivo etc mas sempre quis colocar a atualizada de metal MLS(multi layer steel), pois essa de fibra nao se acha em boa qualidade original mais, e com o tempo apodrece devido aos ciclos de temperatura.. a mls foi feita pra maior comrpessao do alcool e aguenta a pancada, tambem permite uma troca de calor melhor entre as partes, toda industria atualizou pra ela, é superior sem duvidas e nao me preocuparia a longo prazo mas o problema é q ela exige planicidade... a de fibra ainda segura imperfeicoes, essa nao pode deixar margem pra erro.

e o problema mesmo desse carro foi o arrefecimento, devido o antigo dono completar com agua, estava mto zuado, sofri trocando praticamente tudo ali, e ainda um detalhe q percebi mais abaixo pois forma uma crosta de ferrugem interna nos cilindros.. e isso so resolveu com uma lima e uns 3 dias no vinagre, . mas no geral, virou 200.000kms rodando perfeito, desmontei por "frescura" pois nao tinha problema algum. nao... nao posso dizer isso.... desmontei pra entender melhor oq tenho em maos e dar a devida manutencao que merece, afinal, me levou a tantos lugares e muitas lembrancas boas, q venham muitas mais.

a missao:
-limpeza geral, descarbonizacao
-atualizar junta MLS
-aneis novos e brunir os cilindros (medir pistoes cilindros, trocar se necessario)
-novas bronzinas de mancal e bielas, parafusos tb
-retentores novos, lapidar valvulas;
-trocar todos os selos do bloco e tubo dagua (esse em inox)
-nova bomba de oleo
-vedar corretamente galerias de oleo ao cabecote (que tinha deixado em haver na ultima)
-voltar a usar oleo 15w40 (estava no 20w50)

acabou q fiz mto mais coisas...
-cavalete dagua novo (e soldado a entrada do ar quente q esta isolado)
-velas, sensor lambda, sensor agua, aditivo, oleo cambio, kit corria e tensionador, ,bomba dgua, juntas coletores, carters, e varias coisas aqui e ali q nem me lembro, coletor escape pintura + porcas em cobre

ao desmontar boas surpresas:
toda parte de baixo original GM de 99, STD, pistoes bons ainda na medida
virabrequim, perfeito tb, inclusive a bronzina central nao estava comida, praticamente a mesma medida da nova
cilindros ok.. nao ovalizados (medindo circunferencia com um anel novo nao passa luz)

negativas:
apesar dos cilindros nao estarem ovalizados a olho nu.. eles nao estao perfeitos, medindo todos com um mesmo anel novo tem variacoes nos pontos altura, alguns tem gap .35 e outros .45 mas todos ainda da pra se usar a medida STD sem problemas, o correto aqui seria retificar e abrir pra .25, mas nao quis ter esse trabalho e custo a mais.. é um refresh mantendo as cicatrizes de guerra heheh

bronzinas de biela --aqui pode ter sido uma falha minha, nunca irei saber, mas quando troquei o bujao de agua na galeria de oleo (atras da bomba dagua ali, se furar por corrosao passa oleo pra agua e vai ficar louco achando q e a junta cabecote ou outra coisa) tive q furar ele pra sair e pode ser q ficou fiapos de metal ficaram na linha, mesmo aspirando e limpando bem... e vejam o estrago nas bronzinas das bielas... as de mancal estavam perfeitas.. e estava tudo funcionando bem, sinal como o motor aguenta abuso e nem nos damos conta ate ver as entranhas da fera...!

maos a obra... peguei uma pedra de marmore, lixas 220 (foram muitas) e 300 reais na regua de teste de planicidade, ferramenta show de ter por sinal.

lixado e plaino gaiola, cabecote e bloco, depois finalizado na lixa 400. e acreditem, mesmo estando perfeito o funcionamento e vedacao motor, havia empeno, vejam no antes depois nas fotos.

depois vem a etapa de brunir os cilindros... aqui e parte mais importante. erro de muitos é usar lixa muito grossa e depois nao acenta os aneis direito, come desigual, ideal usar uma lixa mais fina 180 ou 220, e depois uma leve 600 bem pouco so pra tirar o grosso de cima. precisa ter 2 superficies aqui, uma mais funda pra segura o oleo, e a de cima mais lisa pra nao arranhar os aneis... nao vou conseguir resumir esse assunto pois é bem extenso, mas pesquisem rvk e rpk.

pensei em comprar aneis maiores .50 e lixa-los pra deixar o mesmo gap em todos os cilindros.. mas isso e meio gambiarra, vai aumentar a comrpessao em um cilindro ja cansado.. melhor deixar nas folgas q estao... folga de anel nao deve fazer beber oleo nem blowbly, isso e mito, vide os tunadores de plantao deixam gaps enormes, oq da problema sao riscos verticais no cilindro ou estar ovalizado e fora de medida.

as bronzinas usei a tecnica por baixo mesmo sem tirar o gira, medi tudo com plastiguage, mancais e bielas, parafusos novos. foram caros, pelo q comparei so os de biela estavam esticados os de mancal nem precisaria na verdade,... mas preferi previnir pra ficar tranquilo. dica pra medir plastigauge por baixo, coloque um pedaco de papel no mancal vizinho pra erguer o gira um pouco e dar a folga correta, se nao vai estar apoiado ali e o plastuigauge vai sair com afericao errada..

bomba de oleo nova, lubrificada antes, filtro tb, e essa juntinha maldita... queria em metal tb e nao se acha no brasil mais... tive q importar da litunia via ebay... 200 mangos nessa bixeira.

bom turma, poderia detalhar mais, comentando cada etapa com foto do lado, mas o texto ja esta imenso e ando sem mto tempo pra organizar, segue iBagens abaixo, so rodei uns 100kms ate agora mas ja senti a diferenca... esta com torque e uma pegada muito melhor, vou ir de leve pra assentar os aneis, e depois troco o oleo com 1000kms e comeco abusar mais. vou trocar tbm os amortecedores e molas dianteiras, kit batentes, buxas da barra bandeja etc, renovar toda suspensao ali e tmb comprei uma barra anti torcao superior... essa vai ser interessante a intalacao pois precisa furar a torre... a vir nos prox capitulos!

abs.!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por jm_vectrab em 02 Jun 2026, 14:38, em um total de 5 vezes.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » Ontem, 09:15

Rapaz... disposição e determinação, heim!!!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

marcell_1987
Member
Member
Nome Completo: Marcell
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por marcell_1987 » Ontem, 15:03

Aí sim, fazer um serviço bem feito, nada de gambiarras para cortar caminho.

Parabéns

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Ontem, 15:24

No meu eu resolvi trocar os pistões também, todos originais GM comprado na GM e veio da marca KS, esta marca está dando show e pedi o cara da retifica ir onde eu estava para brunir com a maquina. No tubo de agua foi dedurado que o uso de água pura ou uso de qualquer aditivo ferra o motor sem te mostrar la no rexervatório a realiade dele por dentro. O meu motor ano 2004 sempre usando Havoline Xtended Life já foi aberto 4 vezes e sempre com o cabeçote impecável tendo que fazer apenas a troca dos retentores e acentamento nas sedes de vávulas. Nunca foi soldado e nunca foi plainado e nunca troquei um celo ou tubo de água ali da bomba, está ai a dica, sai fora destas porcaria que aparecem na internet e mostra um video e não mostra nada dele por dentro e estão em todas auto peças. Comprei a pouco tempo Altese Rio por R$ 38,00 hoje custa R$ 65,00, acho que vou parar de falar destes produtos, muitos vão comprar e os preços disparam, no mercado livre tem até melhor preço, mas muitos estçao vendendo o diluido como concentrado

Sobre a junta, não vejo o porque ter medo da junta de fibra, eu uso sabó e nunca deu ruim em nenhuma das 4 vezes que tirei este cabeço e sempre mostro em videos no meu canal, na verdade um cabeçote é preciso ser reparado entre 80 a 100 mil para ter um bom motor com boa economia outra vez mas muitos não fazem isto e aqueles que usam um bom aditivo vai rodando 100, 200, 300 mil sem problemas e os que não usam vai corroer o neste caso pode ser junda de metal, de ouro, prata que vai dar no mesmo, vazamento e solda para recuperar a peça. Se a gente for olhar bem direitinho mesmo o que veda na junta estão em aneis de aluminio ou metal ou algo parecido e estão na junta de metal e também nas de fibra o resto é alma, e com certeza a de metal é uma novidade que baixa custo para o fabricante porque se fosse uma novidade boa daria em todos os motores.

Nem tudo que é novo veio para ser melhor, as vezes vem por ganancias. Se eles tiram uma lampada de ré nos carros mais novos, imagina o que eles não querem tirar para lucrar mais

Seu trabalho ai ficou muito bom, agora é facil cuidar dele, basta usar os produtos certos.
Imagem

jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por jm_vectrab » Ontem, 18:15

obrigado turma, agora com o tópico oficial vou postando updates por aqui. varias coisas quero ir fazendo, suspensão dianteira, restaurar o volante.. é uma saga sem fim hahah

almeidao, sobre o arrefecimento fiquei surpreso tb, pois esse tubo havia trocado e desde sempre usando o texaco q recomenda
talvez foi a formulacao, usei apenas 2l um tempo pra não deixar muito concentrado.. n confiava nos selos ainda originais e enferrujados.
dessa vez coloquei a proporcao correta 3 litros concdntrados e tbm agua desmineralizada. vamos ver. penso em testar aquele molécula do adg, alguém ja viu/usou? salgado o preco mas pelo menos e uma unica dose.

sobre a junta não acho q seja reducao de custo, as maquinas/prensa pra produzir isso são enormes, deve ter um custo maior na vdde. motores preparados usam nesse estilo, aguentam mais abuso, calor etc, troca termica mais eficiente.

mas tenho preconceito mesmo, quando fui atras a primeira vez não achava em concessionarias, nao vendem mais, apenas a nova. peguei uma Taranto pra testar e era bem zuado a qualidade, não batia perfeito com os cilindros.. ai achei uma gm pelo peca chevrolet, devia ser estoque antigo, uma unica e era sabo, essa bateu certo e como pode ver estava perfeita, mas foi um sufoco achar essa junta...e tudo pq os mexanicos daqui disseram pra usar ela, q a de metal não ia vedar ..., tudo balela, se a superfície for plana fica perfeito.

acho q oq corroe ela não é nem a agua e sim os ciclos de temperatura no motor, com o tempo vai apodrecendo.. raro achar um carro dessa epoca usando essa original, ja os flex/novos, cuidando o arrefecimento dura a vida toda.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » Hoje, 08:18

Cara, uma vez resolvi experimentar o Superconcentrado da High Torque... que desanimo quando vi que o fabricante era a Radiex.

Detalhei o ocorrido nesse post: viewtopic.php?f=39&t=1665&p=197290#p197290
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 09:03

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje obrigado turma, agora com o tópico oficial vou postando updates por aqui. varias coisas quero ir fazendo, suspensão dianteira, restaurar o volante.. é uma saga sem fim hahah

almeidao, sobre o arrefecimento fiquei surpreso tb, pois esse tubo havia trocado e desde sempre usando o texaco q recomenda
talvez foi a formulacao, usei apenas 2l um tempo pra não deixar muito concentrado.. n confiava nos selos ainda originais e enferrujados.
dessa vez coloquei a proporcao correta 3 litros concdntrados e tbm agua desmineralizada. vamos ver. penso em testar aquele molécula do adg, alguém ja viu/usou? salgado o preco mas pelo menos e uma unica dose.

sobre a junta não acho q seja reducao de custo, as maquinas/prensa pra produzir isso são enormes, deve ter um custo maior na vdde. motores preparados usam nesse estilo, aguentam mais abuso, calor etc, troca termica mais eficiente.

mas tenho preconceito mesmo, quando fui atras a primeira vez não achava em concessionarias, nao vendem mais, apenas a nova. peguei uma Taranto pra testar e era bem zuado a qualidade, não batia perfeito com os cilindros.. ai achei uma gm pelo peca chevrolet, devia ser estoque antigo, uma unica e era sabo, essa bateu certo e como pode ver estava perfeita, mas foi um sufoco achar essa junta...e tudo pq os mexanicos daqui disseram pra usar ela, q a de metal não ia vedar ..., tudo balela, se a superfície for plana fica perfeito.

acho q oq corroe ela não é nem a agua e sim os ciclos de temperatura no motor, com o tempo vai apodrecendo.. raro achar um carro dessa epoca usando essa original, ja os flex/novos, cuidando o arrefecimento dura a vida toda.

Eu entendo sua preocupação com a junta, e se voce tivesse comprardo direto uma Sabó estaria comprando uma GM e talvez até com a produção mais nova. Também não estou de acordo com os mecanicos, se o motor e cabeçote estão perfeitos não importa a idade que a de metal tem que vedar. Sobre a parte que se destroi em uma junta com o tempo é onde passa agua, e mesmo apodrecendo ali não interfere no funcionamento porque a vedação está prensada e enquanto o cabeçote não for corroido ali não será afetado. Observa que tem parte dela onde passa a agua que tem apenas um furinho e ali com o tempo apodrece e abre e pra mim já era pra vir aberta. A ultima vez que abri o meu tinha muitos anos rodando, bem mais de 10 e fora esta parte comentada estava perfeita e rodo todos os dias com o carro.

Um comentário para o Ju Bueno: Este pessoal que faz propaganda gratis no Youtube para ter visualição e tem muitos fazendo isto com aditivo rosadinho e ferrando um monte de motores faz o video e somem, nunca aparecem mostrando resultados porque não tem capacidade de abrir o motor e mostrar. Imagina então o ADG que virou estrela ai que não vai responder mesmo e desde muito tempo observei ele fazendo propaganda da Radiex
Imagem

jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por jm_vectrab » Hoje, 11:08

o duro do arrefecimento é isso, tu compra um produto que parece bom, ali no reservatório fica bonito, mas não da pra saber realmente como esta la dentro sem desmontar.. e só com anos no sistema, é um chute no escuro.

mas concordo esse aditivo do almeidao esta superfaturado mesmo.. temos q achar uma segunda alternativa, não e possível q so a texaco tem essa formulação hahah

esse video aqui e show, diz as specs das montadoras e compatibilidade entre eles. notei por ex, montadora X recomenda Y pois os motores sao todos em aluminio (bloco e cabecote)..as atualizacoes nas formulacoes visam isso, ja no casos dos vectras teria q ser um atualizado mas q sirva bem no ferro fundido e aluminio.
https://www.youtube.com/watch?v=UU8T4LqRDWQ

eu ja testei esses rosinhas ai, paraflu e delphi, depois de pouco tempo forma um zinabre nas pecas e inicio de ferrugem, uma poeira branca. é bem estranho. esse Texaco tem tipo um oleo nele, me lembra muito um azul escuro da bmw.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 57 minutos atrás

porra trabalho pesado para se divertir
cada um usa o que esta a fim no meu carro fiz o cabeote a uns anos tinha na epoca uns 145 mil KM na epoca , meu motor é um 2.0 16v
quando tirei para fazer o cabeçote para revisar guias, asentos de valvulas, selos e trocar retentores tinha coroido o cabeçote porque o dono ou os donos anteriores usaba agua sem uma gota de aditivo , na epoca montei com uma junta sabo e nunca mais mexi o carro agora ja tem 210 mil KM e sinceramente nõ me deu problema nenhum mais se vc se snte mais seguro com a junta de metal coloca de metal e fica com a mente tranquila , não adianta colocar algo que não deixa vc tranquilo meu amigo , nos carros pica de racha o pessoal procuro o melhor dos dois mundos e quando e pra moer mesmo colocam o´ring para vedar os cilindros e junta de fibra para vedar agua e oleo , mais esses motores tem uma realidade diferente da nossa , os motores mexidos fortes se desmontam por tempo e não porque algo estrago mais como falei cada um usa o que da mais tranquilidade , eu so admiro o trabalho
no meu carro coloco um aditivo de merda que vem em galão de 5 litros e é muito barato nem sei a marca kkkkkkk mais e vem como comentam ele tem algum tipo de oleo na formula , ele é rosa mais se olhar com uma luz mais forte ele se ve verde , e se cai no chão fudeo a mancha de oleosidade fica la sempre usei o mesmo , foi um taxista que me indico muitos anos atrais,o coroa tinha um corola com mais de 280 mil KM e sempre uso esse aditivo .
troquei mais de um radiador não por problemas deestar entupido , um estrago na junta lateral e vazaba e o outro furo ,acho que em alguma oficina bateram no radiador e acabo estragando nenhum dos radiadores apresentava corroção ou aoxidação tem que ficarde olho porque tem aditivo que tem alcohol na formula porque o alcohol não ferve facil e aguenta mais de 120 graus na preção sem ferver so que corroe facil o aluminio
vc comenta dos carros novos kakkkkakakaka carro novo não e feito para durar , são feitos para vender , ja fiz viagem de mas de 7000 km no vectra e concordo com vc o caro e top , confortabel , economico , a economia na estrada é bruta e ate supera carros mais modernos , se viajar a 120 ou a 160 o carro não sofre ele so puxa sem reclamar , gote de ver a manutenção que vc fez , conta a lenda que o motor gm familia 2 aguenta ao menos 400 mil KM na parte de baixo vamos ver se algum de nois chega nessa marca

9 mensagens   •   Página 1 de 1