O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 07 Mar 2023, 21:03

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

nas fotos marque os pontos aonde o 16V costuma dar vazamento e da para ver a diferenca , o mais ridiculo é que a taranto custa a metade kakakakak
eu recomendo colocar um pingo de silicone nestes pontos aonde tem angulo de 90 graus ate no manual de manutencao recomenda

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Mar 2023, 21:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você é animado mesmo, já andei muito com o Monza tipo 900 km minha cidade a São Paulo e andando alguns lugares la, mas hoje me encanta andar 200 km e nada mais kakkaka.

feliz aniversario meu amigo desejo muita felicidade para vc .

pois é gostar nao sei se gosto kakakak , mais ao ver o que custa uma pasagem de aviao por aqui faz vc gostar kakakaak para se ter uma ideia o vectra foi e volto com menos do que pagaria uma pasagem so de ida , e tem mais uma do governo inutil que tem por aqui vc nao pode parcelar pasagem ao exterior teria que pagar as 4 pasagem em um pago só . ao facer a conta vc aprende a gostar kakakakaakkak.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 08 Mar 2023, 17:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você é animado mesmo, já andei muito com o Monza tipo 900 km minha cidade a São Paulo e andando alguns lugares la, mas hoje me encanta andar 200 km e nada mais kakkaka.

feliz aniversario meu amigo desejo muita felicidade para vc .

pois é gostar nao sei se gosto kakakak , mais ao ver o que custa uma pasagem de aviao por aqui faz vc gostar kakakaak para se ter uma ideia o vectra foi e volto com menos do que pagaria uma pasagem so de ida , e tem mais uma do governo inutil que tem por aqui vc nao pode parcelar pasagem ao exterior teria que pagar as 4 pasagem em um pago só . ao facer a conta vc aprende a gostar kakakakaakkak.

Sim Chirola, sei alguma coisa da Argentina, não muito. Tenho um cliente ai que vendo no minimo 1 container de granito ao més, não tem como vender a vista muito menos atecipado, mas conheço ele há 20 anos e nunca poderei deixar ele sem o que seria o trabalho dele e ele só pode pagar quando o governo libera e é sempre algo de 60 dias depois que chega ai. Mas tem uns aproveitando estas condições do governo e dizendo que só pode comprar com 180 dias para pagar. É bem complicado este tema.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Mar 2023, 00:44

TROCADO O TELESCÓPIO da direção do Vectra, lembrem se é folga no volante e não na direção, folga na direção tem regulagem pra ser feita na caixa e acerto nas buchas se for preciso e é diferente disto.
https://www.youtube.com/watch?v=QYsUPFyRUvI
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 11 Mar 2023, 12:41

bom ja paso uma semana rodando aqui na argentina com a gasolina de aqui e a minha luz da injeção não acendeu mais ,o unico que mudo no carro foi a gasolina mesmo , então realmente acho que a cuantidade de etanol na gasolina do brasil e muita ao ponto que a injeção eletronica não da conta de compensar em algumas situaçoes o que eu acho um ridiculo , pasei diversas veces o scaner e o unico error que tinha la era mistura pobre

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Mar 2023, 23:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom ja paso uma semana rodando aqui na argentina com a gasolina de aqui e a minha luz da injeção não acendeu mais ,o unico que mudo no carro foi a gasolina mesmo , então realmente acho que a cuantidade de etanol na gasolina do brasil e muita ao ponto que a injeção eletronica não da conta de compensar em algumas situaçoes o que eu acho um ridiculo , pasei diversas veces o scaner e o unico error que tinha la era mistura pobre

Interessante isto Chirola, porque meu carro é 97 e não tem tanta tecnologia assim, claro é diferente por ser 8V, mas não altera nenhum sensor com a gasolina que temos e muito menos se eu colocar mais alcool. Sim, altera o consumo quando se põe mais alcool e com certeza não tem sensor de fase no meu modelo. Talvez o seu foi preparado para Argentina sem o alcool, mas aqui muitos antigos nem tinha ainda a quantidade de alcool que temos hoje e e funciona normal. Muito estranho isto e bom que foi resolvido ao voltar pra casa.
Eu ainda viajando e não achei a vela WR56 Bosch, ainda vou a Puebla e depois Veracruz, mas aquela técnica de ficar buscando no mercado livre deu certo, tipo entro busco e aparece uma de R$ 300,00, dias depois entra outra vez e outra e mais outra etc e aparecem outras e hoje achei uma por R$ 101,00 e daqui mesmo fiz a compra. Vai chegar cjunto comigo no Brasil e torcer para que seja ela mesmo para eu ter mais um teste no brancão.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Mar 2023, 00:24

Recente fiz um video sobre o assunto gasolina, um video bem simples sem muitas técnicas para mostrar o risco que se corre ao colocar agua na gasolina, na verdade ela aceita 6% de agua com o alcool, mas nao aceita 6% de agua sem o alcool. Outro detalhe que muitos leigos dizem é que o alcool aumenta a octanage na gasolina, eu acho que o alcool anidro mistrurado nela não aumenta ou se aumenta seria muito pouco. Em conta partida o alcool do posto com 6% de agua sim, este aumenta sensivelmente a octanagem e é por este motivo que quando tem um carro taxado e coloca mais alcool ele para de detonar.
O assunto sobre octanagem é interessante, eu não posso dizer que sou um expert, mas ao contrário que muitos pensam a octanage alta para estas pessoas seriam uma super gasolina, super pura e volátil etc. Nada disto a Ocnagem alta é o poder de ter uma demora em se incendiar por completo e ao mesmo tempo não incendiar com qualquer aquecimento tipo brasa e sim somente com a faisca da velas. Por isto estava eu no video tentando aumentar a ocnagem acrescentando mais agua e isto é impossivel, tem que ser alcool mesmo ou um injetor extra para injetar a água separado nas camaras de combustão.
Registro tambem que um carro flex quando detona muito por ter abastecido em um determinado posto e culpam este posto, estão cupando o posto errado, se este posto tivesse misturado mais alcool na gasolina ele não detonaria. EU SE TIVESSE UM FLEX, colocaria sempre 20% de alcool e completaria com gasolina, assim eu teria quase 50% de gasolina com 50% de alcool e com certeza pra quem gosta de usar a gasolina em um flex ele funcionaria muito melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=qyUVFU3OW2I
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Mar 2023, 00:43

Mais uma troca de homocinpetica e agora usei o torquimetro, acheo que faltou isto no video anterior.

https://www.youtube.com/watch?v=U7G5Hepw4dI
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 16 Mar 2023, 15:15

Almeidão, vc que mexeu recentemente com eixo de comando, o que me diz dessas imagens:

Imagem
Imagem

Isso foi-me enviado pelo mecânico quando da primeira ou segunda vez que pedi para trocar a junta da tampa - já fazem alguns anos e talvez uns 20 mil km rodados. Já há um bom tempo noto que acontece quase sempre com o motor frio de ele dar um embolada quando, em primeira marcha, se aproxima dos 1500 rpm. Mas recentemente teve 2 ocorrências em giros mais altos e com motor já aquecido - em aceleração dando carga no motor senti uma vibração rápida - não chegou a ser uma "cabeçada", mas uma trepidação semelhante à de disco de freio torto, ou o tipo de trepidação que ocorre no pedal de freio quando o ABS atua. Acha que isso possa estar relacionado com o desgaste desse came do eixo ter se desgastado mais?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Mar 2023, 20:23

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, vc que mexeu recentemente com eixo de comando, o que me diz dessas imagens:

Imagem
Imagem

Isso foi-me enviado pelo mecânico quando da primeira ou segunda vez que pedi para trocar a junta da tampa - já fazem alguns anos e talvez uns 20 mil km rodados. Já há um bom tempo noto que acontece quase sempre com o motor frio de ele dar um embolada quando, em primeira marcha, se aproxima dos 1500 rpm. Mas recentemente teve 2 ocorrências em giros mais altos e com motor já aquecido - em aceleração dando carga no motor senti uma vibração rápida - não chegou a ser uma "cabeçada", mas uma trepidação semelhante à de disco de freio torto, ou o tipo de trepidação que ocorre no pedal de freio quando o ABS atua. Acha que isso possa estar relacionado com o desgaste desse came do eixo ter se desgastado mais?

Por um momento faltou óleo ali, será preciso ver como ele está hoje porque não sabemos se o óleo voltou ao normal ou se seguiu faltanto, mas com certeza é preciso trocar porque pode ter piorado e iria falhar sim e acho estranho que não esteja fazendo ruído forte de algo batendo. É preciso tirar ele fora, e verificar se tem uma galeria tapada no comando que fez ele ficar assim e neste caso só trocando comando e balancim mesmo para acertar e dá para montar tudo, tampar com um acrilico e ligar o carro para ver se o óleo vai seguir como deveria ser antes de fechar por inteiro e assim gter a certeza que o problema foi jo comando e não na bomba.
O grande problema é que o aço do comando tem uma camada de cimento especial e ao começar comer por uma falta qualquer de óleo, mesmo voltando ao normal ele seguirá comendo,
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 17 Mar 2023, 15:44

É... manutenção à vista rsrs...
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mar 2023, 18:32

Abrir chave farol vectra, Corsa, Astra, Zafira e uns outros mais da GM, trocar lampadas etc.
https://www.youtube.com/watch?v=miMfULVMqg8
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Mar 2023, 11:21

Só lembrar para o pessoal que eu sempre divulgo videos sobre o Vectra aqui e sem dúvidas que não faço estes videos a toa e eu seria hipocrita em dizer isto, mas lembre se que sempre que um me pergunta algo eu faço ao contrário e peço a se registrar no clube do Vectra a buscar ajudas e passo sempre passo o link. https://www.clubedovectra.com.br/forum/

Detalhe, são videos feitos de uma forma a qual eu entendo como é a mecanica perfeita que seria tirar uma peça sem estragar a outra e melhor ainda nçao estragar a peça que estará sendo substituida e de uma forma que nunca vi um mecanico fazer.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 22 Mar 2023, 17:01

é almeidão os videos sempre ajudam , acho que vi seu video de desmontar miolo da chve de ignição umas cuantas veces em fevreiro cuando arrume meu carro , o bom é que vc não utiliza ferramentas caras ou dificil de achar o que facilita muito na hora de fecer manutenção em casa aonde as veces temos so o basico
vlw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Mar 2023, 08:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje é almeidão os videos sempre ajudam , acho que vi seu video de desmontar miolo da chve de ignição umas cuantas veces em fevreiro cuando arrume meu carro , o bom é que vc não utiliza ferramentas caras ou dificil de achar o que facilita muito na hora de fecer manutenção em casa aonde as veces temos so o basico
vlw

Sim, eu tento fazer de uma forma a mostrar como é fácil fazer e fazer bem feito. Um exemplo eu tenho um Multimetro e preciso mostrar como funciona o relê, eu nem uso o multimetro, uso uma lampada. Outro exemplo está no video abaixo, colocando borracha de porta, eu tenho o martelo de madeira, mas fica mais fácil usar o martelo real que quase todos tem. Detalhe, esta câmera esta me deixando muito gordo jajajjajajaj, preciso emagrescer logo.

COLOCAR BORRACHA DE PORTA DE QUASE TODOS OS CARROS:
https://www.youtube.com/watch?v=W1-IdsckWAk
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Mar 2023, 20:12

Trocar a placa multitimer do Vectra, me perguntarom como trocar esta placa e eu tendo isto em mãos resolvi fazer o video, achei até meio sem graça, muito fácil kakakakakakak

https://www.youtube.com/watch?v=zevL3hgesnA
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 27 Mar 2023, 12:20

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje... recomendo a junta da taranto ue utilize uma vez depois foi pro mexanico e foi trocada por uma da sabo foi 4 juntas da sabo e todas vazo oleo con esta nova da taranto e mais de 2mil km rodados parece ter resolvido...

Sabe aquela minha saga do vazamento na tampa... pois você me apresentou uma nova esperança. Nas 4 trocas que já fiz usei a original GM - Sabó. Quem sabe essa diferença do produto também se aplique à do motor 8 válvulas.

Acabei de fazer a troca há pouco. Fiz uma boa limpeza na tampa, na parte da canaleta da junta, conforme vcs recomendaram. Abaixo uma foto que fiz comparando as juntas:

Imagem

O ângulo que ficou pode acabar aumentando um pouco a diferença, mas pelo menos pela extensão da junta - especialmente nas argolas para passar os parafusos, notei que há pelo menos 1mm a mais de altura na Taranto. Já nas laterais dela, parece não haver diferença na espessura. Vamos ver ser vai continuar melando de óleo...
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Mar 2023, 12:47

chirola escreveu:Fuente del Mensaje... recomendo a junta da taranto ue utilize uma vez depois foi pro mexanico e foi trocada por uma da sabo foi 4 juntas da sabo e todas vazo oleo con esta nova da taranto e mais de 2mil km rodados parece ter resolvido...

Sabe aquela minha saga do vazamento na tampa... pois você me apresentou uma nova esperança. Nas 4 trocas que já fiz usei a original GM - Sabó. Quem sabe essa diferença do produto também se aplique à do motor 8 válvulas.

Acabei de fazer a troca há pouco. Fiz uma boa limpeza na tampa, na parte da canaleta da junta, conforme vcs recomendaram. Abaixo uma foto que fiz comparando as juntas:

Imagem

O ângulo que ficou pode acabar aumentando um pouco a diferença, mas pelo menos pela extensão da junta - especialmente nas argolas para passar os parafusos, notei que há pelo menos 1mm a mais de altura na Taranto. Já nas laterais dela, parece não haver diferença na espessura. Vamos ver ser vai continuar melando de óleo...

É, a Taranto é mais espessa, a limpeza ali na canaleta o bom é usar limpa contato sem pensar em economia, na tampa do 8V que é bem mais simples usando limpa contato dá até para reaproveitar a junta com um ano de uso e fiz isto como teste no meu carro. No meu caso uso original que pode ser sabó ou taranto, nunca se sabe.
Lógico que o 8V é bem mais simples, mas o pessoal que não limpa com deveria, está sempre reclamando que mesmo 8v segue vazando e o meu não.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 27 Mar 2023, 16:20

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Vamos ver ser vai continuar melando de óleo...

é juliano a taranto pelo visto é uma junta mas alta mesmo no 8V a diferença ´e minima a foto que poste aumente ela a diferença e de coisa minima mais no caso do 16v resolveu ate o acabamento dela é mais robusto , no 8V que tem o mesmo problema cronico da tampa acredito que sim ajude na vedação tambem .
no meu carro a junta ja supero os 2mil kilometros sem vazamento e foi viajem longa trchos de 4\5 horas sem parar.
a minha sorpresa é que taranto e fabricada na argentina e custa cuase a metade da sabo kakakakakakak mais eu ao longo de 5 anos troque diversas veces a junta e a unica que não vazo na tampa foi a taranto mesmo sempre troco na manutenção o detalhe e que a tampa do meu carro e a original da fabrica ainda ja com seus 25 anos o que no meu ver descarta defeito na tampa como eu acreditaba ser e sim nas peças de reposição neste caso a junta de mal acabamento acredito que as peças sofrem desgaste e os repostos como junta devem estar preparados para suprir este desgaste , por exemplo se a tampa sofre pequenas deformaçoes a junta de reposto deve aceitar mais folgas do que a original ou seria imposivel manter umcarro mais antigo , imagina toda vez que trocar a junta tem que trocar a tampa junto porque a de reposição não aceita folgas .
asim como a junta do cabeçote a de rposição tem que prencher o que foi pleinado no cabeçoto ou em duas ou treis pasadas no cabeçote o carro teria que rodar no etanol , não sei se se entende a ideia mais acho que e o caminho , procurar repostos com a peça velha na mão e comparar as peças se puder na hora da compra

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Mar 2023, 17:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Vamos ver ser vai continuar melando de óleo...

é juliano a taranto pelo visto é uma junta mas alta mesmo no 8V a diferença ´e minima a foto que poste aumente ela a diferença e de coisa minima mais no caso do 16v resolveu ate o acabamento dela é mais robusto , no 8V que tem o mesmo problema cronico da tampa acredito que sim ajude na vedação tambem .
no meu carro a junta ja supero os 2mil kilometros sem vazamento e foi viajem longa trchos de 4\5 horas sem parar.
a minha sorpresa é que taranto e fabricada na argentina e custa cuase a metade da sabo kakakakakakak mais eu ao longo de 5 anos troque diversas veces a junta e a unica que não vazo na tampa foi a taranto mesmo sempre troco na manutenção o detalhe e que a tampa do meu carro e a original da fabrica ainda ja com seus 25 anos o que no meu ver descarta defeito na tampa como eu acreditaba ser e sim nas peças de reposição neste caso a junta de mal acabamento acredito que as peças sofrem desgaste e os repostos como junta devem estar preparados para suprir este desgaste , por exemplo se a tampa sofre pequenas deformaçoes a junta de reposto deve aceitar mais folgas do que a original ou seria imposivel manter umcarro mais antigo , imagina toda vez que trocar a junta tem que trocar a tampa junto porque a de reposição não aceita folgas .
asim como a junta do cabeçote a de rposição tem que prencher o que foi pleinado no cabeçoto ou em duas ou treis pasadas no cabeçote o carro teria que rodar no etanol , não sei se se entende a ideia mais acho que e o caminho , procurar repostos com a peça velha na mão e comparar as peças se puder na hora da compra

Exatamente Chirola, acredito que uns se adáptam e outros não e o caso da Taranto ai mostra que eles sim, qualquer dias destes comprarei uma Tarando para o 8V e vou comparar, mas o meu 8V nunca teve este problema. Ai pra trás eu escrevi que se a tampa não tivesse esta greta, se ela fosse lisa seria super fácil usar uma camanda minina de silicone, vedaria perfeitamente e não iria estragar a peça ao ser retirada e tem carros assim hoje.
Igualmente o que voce comentou sobre o cabeçote, juntas mas altas que até existem, mas não fabricadas por estas grandes como Taranto ou Sabó.

Mas se eles pensam que vamos jogar o carro fora por isto, kakakkaka, estão é muito enganados, estamos aqui para ensinar a eles a fabricar os proximos sem muitos problemas.
Imagem

1382 mensagens