por Almeidão »
13 Mar 2023, 00:24
Recente fiz um video sobre o assunto gasolina, um video bem simples sem muitas técnicas para mostrar o risco que se corre ao colocar agua na gasolina, na verdade ela aceita 6% de agua com o alcool, mas nao aceita 6% de agua sem o alcool. Outro detalhe que muitos leigos dizem é que o alcool aumenta a octanage na gasolina, eu acho que o alcool anidro mistrurado nela não aumenta ou se aumenta seria muito pouco. Em conta partida o alcool do posto com 6% de agua sim, este aumenta sensivelmente a octanagem e é por este motivo que quando tem um carro taxado e coloca mais alcool ele para de detonar.
O assunto sobre octanagem é interessante, eu não posso dizer que sou um expert, mas ao contrário que muitos pensam a octanage alta para estas pessoas seriam uma super gasolina, super pura e volátil etc. Nada disto a Ocnagem alta é o poder de ter uma demora em se incendiar por completo e ao mesmo tempo não incendiar com qualquer aquecimento tipo brasa e sim somente com a faisca da velas. Por isto estava eu no video tentando aumentar a ocnagem acrescentando mais agua e isto é impossivel, tem que ser alcool mesmo ou um injetor extra para injetar a água separado nas camaras de combustão.
Registro tambem que um carro flex quando detona muito por ter abastecido em um determinado posto e culpam este posto, estão cupando o posto errado, se este posto tivesse misturado mais alcool na gasolina ele não detonaria. EU SE TIVESSE UM FLEX, colocaria sempre 20% de alcool e completaria com gasolina, assim eu teria quase 50% de gasolina com 50% de alcool e com certeza pra quem gosta de usar a gasolina em um flex ele funcionaria muito melhor.
https://www.youtube.com/watch?v=qyUVFU3OW2I