O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

45 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM

por Almeidão » 05 Jul 2026, 15:44

isso mesmo, comentei q estava com aspecto espelhado e pesquisando isso acontece devido a temperatura, ele tempera e vidrifica tornando muito liso as superficies ai patina;trepidação pra sair, quer dizer... mesmo tendo material não significa q esta bom, essa minha ja tinha passado da hora tbm.

o mesmo pode acontecer no volante dai uma boa pratica dar esse passe, passar uma lixa grossa ajuda remover o espelhado tb e garante uma aderencia melhor.

isso se for descer muito o agregado e bom soltar ali pra não forcar a coluna de direção, o trampo em si não achei tao dificil como imaginava (sofri mais pra trocar aquela m da mangueira hidraulcia da caixa direcao..) mas tem q ter as ferramentas certas é chato e demorado.. bah tem q desmontar muita coisa e fazer na sequencia pra não passar nervoso hahah[/quote]

Este negocio de ficar bambeadndo a caixa pra acertar o piloto é terrivel. Não gostei kakkaka. Sobre o pedal não acredito que vai interferir, mas eu tenho a solução e eu fiz no meu usando um atuador do pedal do Vectra C, haste muito mais longa mas pelo preço que era e ainda é hoje na GM se eu trocar farei outra vez e ai sim teremos um video porque na que fiz não tem.
1 - Vectra C haste longa com dois parafusos na ponta, tem que tirar ele e eu tirei aquecendo.
2 - cortei ele e em um lado coloquei uma porca longa, exise pra vender em barra, de um lado dela furei para entrar a haste que cortei
3 - do outro lado fiz a mesma coisa, e coloquei um prafuso no meio de um lado com trava rosca.
4 - as duas peças eu colei nas duas pontas das hastes com trava quimica e nem precisava, mas atravessei um pino trava entre a peça e a haste
5 - com ela pronta prafuso todo fechado fica do tamanho real do Vectra B, detalhe ali ao mexer 10mm para maior o pedal vai la em cima portanto não esquecer da contra porca que estando ela colocada tem que tero tamanho da haste do Vectra B, ou seja mantado tem que ter o mínimo igual ao Vectra B

Hoje aqui na GM da cidade um atuador do pedal Vectra B R$ 475,00 e do Vectra C R$ 235,00 e como já tenho tudo pronto no carro, basta aquecer e desmontar o que tenho, com certeza se eu for comprar eu comprarei o do Vectra C.

Uma dica ai para o seu, estes atuadores depois de um tempo de uso se perder o óleo ele não faz sangria mais, porem não quer dizer que estragou, basta voce fazer sangria inversa e assim tive que fazer no meu. Use uma seringa de 60 ML ponta cateter, coloca uma mangueira de borracha e coloca na sangria, afrouxe ela um pouco e injeta o oleo de trás pra frente. aperte a sangria e pronto.
Imagem

jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » Ontem, 19:18

ja saquei tudo, esse teu Vectra é na verdade um Vectra C disfarçado! hahah

legal a atualização, mas essa parte externa nao deve alterar la dentro a geometria do atuador.

ali dentro da caixa existe uma medida que apenas a engenharia q projetou essa geringonça sabe... é a distancia entre o atuador e diafragma do plato. se ficar muito longe corre esse risco que comentei antes e se ficar muito proximo vai ser o contrario.. trabalhar pressionado podendo patinar, comer prematuro os dentes, pedal alto..

e nao existe ajuste ali, ou vc tira material pra distanciar as pecas ou adiciona algo como uma arruela pra aproximar, o atuador tem o curso correto dele e eu so queria descobrir qual é esse limite/tolerancia rsrs

mas indo atras desse assunto encontrei boas infos! vamos dar uma de sherlock holmes no google.

Imagem

o volante do Vectra B tem 38mm de espessura
ja o do astra tem esse formato em cone nas bordas pra entrar o F17, e nesse site vendem ele como sendo pra todos astra/zafira e Vectra de 97 a 11.. talvez atualizaram essa peça.

Imagem

mas porem todavia.. voltando na tabela acima esse do Astra teria 37mm, so nao casa direito a informacao pois nao e o mesmo codigo e tbm diz ser outro tamanho dos furos... vai ver é um volante parecido pela foto mas nao o mesmo. é dificil descobrir essas coisas pela internet...

os atuadores hidraulicos nao fui a fundo, mas no catalogo luk q tenho eles sao todos diferentes, isso pode ser apenas a posicao de saida do tubo, encaixe do cambio ou altura-curso de cada um.. teria q ter eles lado a lado pra analisar.
F18- 510 0002 10 0 / F17- 510 0073 10 0 / F23- 510 0038 10 0

se o volante do astra q dizem servir no vectra b tiver exatamente essa medida 37mm (1mm a menos) entao nao deve ter problema nenhum.. mas nao quero ir no achometro.. encontrei essa arruela de ajuste pros motores com caixa automatica e vou medir (lixar se for o caso) e adicionar ali. saiu 90 mangos, mais 90 do passe, melhor q torrar 800lulas em um volante novo. vou deixar na medida q veio de fabrica pra nao me incomodar.

Imagem

kkk o encaixe da caixa nao cheguei ainda mas com calma e jeitinho tudo da certo, esse é o segredo na mecanica nada de força bruta heheh

obrigado pelas dicas, vou sangrar pressionando com a mao e um copo com fluido (veja abaixo) dessa forma fica garantido tb.. a dificuldade de sangrar esses atuadores pois tem um caminho unico e o ar fica preso ali, se fosse mais atual com uma entrada e saida seria molezinha esse procedimento.

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 10:59

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje ja saquei tudo, esse teu Vectra é na verdade um Vectra C disfarçado! hahah

legal a atualização, mas essa parte externa nao deve alterar la dentro a geometria do atuador.

ali dentro da caixa existe uma medida que apenas a engenharia q projetou essa geringonça sabe... é a distancia entre o atuador e diafragma do plato. se ficar muito longe corre esse risco que comentei antes e se ficar muito proximo vai ser o contrario.. trabalhar pressionado podendo patinar, comer prematuro os dentes, pedal alto..

e nao existe ajuste ali, ou vc tira material pra distanciar as pecas ou adiciona algo como uma arruela pra aproximar, o atuador tem o curso correto dele e eu so queria descobrir qual é esse limite/tolerancia rsrs

mas indo atras desse assunto encontrei boas infos! vamos dar uma de sherlock holmes no google.

Imagem

o volante do Vectra B tem 38mm de espessura
ja o do astra tem esse formato em cone nas bordas pra entrar o F17, e nesse site vendem ele como sendo pra todos astra/zafira e Vectra de 97 a 11.. talvez atualizaram essa peça.

Imagem

mas porem todavia.. voltando na tabela acima esse do Astra teria 37mm, so nao casa direito a informacao pois nao e o mesmo codigo e tbm diz ser outro tamanho dos furos... vai ver é um volante parecido pela foto mas nao o mesmo. é dificil descobrir essas coisas pela internet...

os atuadores hidraulicos nao fui a fundo, mas no catalogo luk q tenho eles sao todos diferentes, isso pode ser apenas a posicao de saida do tubo, encaixe do cambio ou altura-curso de cada um.. teria q ter eles lado a lado pra analisar.
F18- 510 0002 10 0 / F17- 510 0073 10 0 / F23- 510 0038 10 0

se o volante do astra q dizem servir no vectra b tiver exatamente essa medida 37mm (1mm a menos) entao nao deve ter problema nenhum.. mas nao quero ir no achometro.. encontrei essa arruela de ajuste pros motores com caixa automatica e vou medir (lixar se for o caso) e adicionar ali. saiu 90 mangos, mais 90 do passe, melhor q torrar 800lulas em um volante novo. vou deixar na medida q veio de fabrica pra nao me incomodar.

Imagem

kkk o encaixe da caixa nao cheguei ainda mas com calma e jeitinho tudo da certo, esse é o segredo na mecanica nada de força bruta heheh

obrigado pelas dicas, vou sangrar pressionando com a mao e um copo com fluido (veja abaixo) dessa forma fica garantido tb.. a dificuldade de sangrar esses atuadores pois tem um caminho unico e o ar fica preso ali, se fosse mais atual com uma entrada e saida seria molezinha esse procedimento.

Imagem

Não vás conseguir sangrar assim, o problema fica lá no cilindro mestre no pedal, alguma coisa agarra com o tempo e assim que começa fazer a sangria com o sistema vazio ele não faz. Bem, já sabes e estás bem tranquilo fazendo devagar e isto facilita esperar umas horas mais se for preciso.
O medu parece mais um Frankenstein, kkkk. Inclusive motor de Astra gasolina 2.0 2004, volante do motor de Astra, mas o disco de embreagem do Astra não dá no Vectra pelo motivo da estria. Sobre calço com arruelas no atuador voce pode esquecer, ele tem um anel vedador atrás o qual serve como retentor da caixa e voce não deve esquecer disto também na hora da montagem
Imagem

jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » Hoje, 12:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Não vás conseguir sangrar assim, o problema fica lá no cilindro mestre no pedal, alguma coisa agarra com o tempo e assim que começa fazer a sangria com o sistema vazio ele não faz. Bem, já sabes e estás bem tranquilo fazendo devagar e isto facilita esperar umas horas mais se for preciso.
O medu parece mais um Frankenstein, kkkk. Inclusive motor de Astra gasolina 2.0 2004, volante do motor de Astra, mas o disco de embreagem do Astra não dá no Vectra pelo motivo da estria. Sobre calço com arruelas no atuador voce pode esquecer, ele tem um anel vedador atrás o qual serve como retentor da caixa e voce não deve esquecer disto também na hora da montagem

Almeidao, talvez vc tenha a resposta pra minha duvida, vc esta usando o cambio f18 com atuador original do Vectra F18- 510 0002 10 0? ou o do F17 - 510 0073 10 0? lembra se seu volante do Astra é igual esse do anuncio cod 93255739 ?

eu falei com a loja e disseram que nao serve no meu carro, é apenas pros vectras C.. mas so queria saber a medida.. pedi pra medirem com um paquimetro e confirmar mas claro que nao vao fazer isso, disseram que vao atualizar o anuncio e deu-se. meh so tiro na agua...

a arruela que digo e esse prato de reforço/espaçador que deixei na foto na ultima postagem ( 90236778) veja ai, ele tem a furacao e vai entre o gira e o volante do motor, ali no atuador nao tem como mexer. essa peca e vendida pros caixa automatica e estaria vazendo um "ajuste tecnico" pra nao dizer gambiarra, ja que a peca e original rsrs.

sobre sangrar ali é o seguinte, vou fazer desta forma com copo apenas no atuador (igual na imagem) com ele montado, depois quando conectar de volta na linha de cima ate o atuador escravo do pedal q vc comenta eu uso sua tecnica da seringa pra garantir, mas ali como nao foi mexido nao nao vazou fluido, o problematico mesmo é ali no atuador por isso acho mais eficaz.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 14:01

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Almeidao, talvez vc tenha a resposta pra minha duvida, vc esta usando o cambio f18 com atuador original do Vectra F18- 510 0002 10 0? ou o do F17 - 510 0073 10 0? lembra se seu volante do Astra é igual esse do anuncio cod 93255739 ?

eu falei com a loja e disseram que nao serve no meu carro, é apenas pros vectras C.. mas so queria saber a medida.. pedi pra medirem com um paquimetro e confirmar mas claro que nao vao fazer isso, disseram que vao atualizar o anuncio e deu-se. meh so tiro na agua...

a arruela que digo e esse prato de reforço/espaçador que deixei na foto na ultima postagem ( 90236778) veja ai, ele tem a furacao e vai entre o gira e o volante do motor, ali no atuador nao tem como mexer. essa peca e vendida pros caixa automatica e estaria vazendo um "ajuste tecnico" pra nao dizer gambiarra, ja que a peca e original rsrs.

sobre sangrar ali é o seguinte, vou fazer desta forma com copo apenas no atuador (igual na imagem) com ele montado, depois quando conectar de volta na linha de cima ate o atuador escravo do pedal q vc comenta eu uso sua tecnica da seringa pra garantir, mas ali como nao foi mexido nao nao vazou fluido, o problematico mesmo é ali no atuador por isso acho mais eficaz.

A questçao não é vazar, é que ao soltar o mangote a linha fica vazia e ao pisar na embreagem para comeaçar a sangrar o pistão vai e não volta e para encher a linha basta empurrar com a seringa de traás tra frente que epurra o oleo pistão e tudo ali dentro, depois de cheio muitos ainda não sangra legal e outros sim, mas sempre depois de cheio. Como o meu é antigo mesmo enchendo ele só dava uma mijadinha kakakka. Mas eu injetei 60ML de tras pra frene e já deu a embreagem que tenho hoje sem problemas. E pasme nunca vi ninguem comentando sobre isto, eu descobri porque tirei o oleo uma vez e não sangrou mais, até comentei em um video sobre isto. Com certeza muitos trocaram esta peça com ela boa e sem saber disto.

Vou ficar te devendo numeros e medidas, o unico que sei que la em 2004 ao encaixar o motor do Astra no Vectra eu precisei trocar o carter, porque o Astra tem carter unico e o Vectra B tem carter e sub carter e na hora de encaixar o motor que vi que o disco tinha estrias diferente. Desmontei as duas embreagem a minha e a do Astra e só peguei o meu disco e mais nada, foi plug and play e hoje tenho ainda o motor e volante do Astra e comprei a embreagem LUK para o Vectra porque já tinha trocado uma vez e era Sachs e na época comprei para o Vectra e separadamente o disco também do Vectra 2.0 que usa na caixa F18.

Agora tenho um amigo que tem um Astra caixa F17 e um Vectra 2.2 e disse que o atuador do Vectra não dá no Astra porque o eixo do Astra é mais grosso e ele disse que a embreagem não dá, mas tem algo estranho que nem ele sabe explicar é que tem uns 3 tipos de embreagem do Vectra, talvez uma dá no Astra e no meu caso está dando.

Sobre o atuador também não sei lhe contar muito, fiquei puto com um SKF que durou um ano, ai fui na GM aqui e pedi um e com meu carro parado esperei 2 a 3 dias para chegar. A unica coisa e isto nunca esqueço é que nele estava esctrito GM made Italy

Com certeza é muito complicado comprar estas peças, tem anuncio tipo unico de volante de motor para Astra, Vectra etc. Eu estava preocupado em comprar algo errado afinal fiz em um domingo, mas graças a Deus deu tudo certo
Imagem

45 mensagens